O que é rinoplastia: Tudo o que você precisa saber sobre o médico

junho 8, 2023
What Is Rhinoplasty: Everything You Need To Know From Doctor

Se uma pessoa está insatisfeita com a estética de seu nariz, ela tem duas opções. Uma é sofrer durante anos ao se olhar no espelho ou ir a um profissional que pode dar ao seu nariz um perfil de Hollywood dentro de 2-3 dias.

Infelizmente, não é tão simples e fácil assim. A rinoplastia é uma das operações mais complexas em todo o campo da cirurgia plástica. Há muitas indicações mutuamente exclusivas que devem ser consideradas antes de se decidir por uma cirurgia. As pessoas que não têm formação médica especial ou pelo menos em cosmetologia muitas vezes se vêem sobrecarregadas por este tipo de turbilhão de informações. É por isso que decidi escrever este artigo e dar respostas a todas as perguntas que surgem para as pessoas que estão pensando em realizar uma plástica no nariz.

Rinoplastia e septoplastia

A cirurgia plástica tem um aparato conceitual muito amplo, portanto, primeiro, precisamos separar as definições-chave:

  1. Se você quiser corrigir defeitos nasais físicos, você precisa fazer uma septoplastia. Tal procedimento visa corrigir problemas associados a um desvio de septo, o que causa complicações respiratórias, ronco e enfraquecimento da imunidade. 

Predominantemente, a septoplastia é realizada após um exame muito detalhado e a obtenção de recomendações específicas do cirurgião, portanto, neste artigo, não irei me alongar sobre este tipo de correção nasal.

  1. Se o seu objetivo for melhorar a aparência estética do nariz, você precisará realizar uma rinoplastia. Esta operação visa alterar os contornos externos e as proporções do nariz a fim de corrigir deformidades estéticas, tanto congênitas como adquiridas.

Eficácia e tipos de rinoplastia

Effectiveness and types of rhinoplasty

As possibilidades oferecidas pela rinoplastia moderna são verdadeiramente impressionantes. Entretanto, é importante entender que uma plástica no nariz não é uma “pílula mágica”. Se você levar ao cirurgião uma foto da sua atriz ou modelo favorita, é pouco provável que ele seja capaz de modelar o nariz de outra pessoa no seu rosto.

Isto acontece devido à estrutura interna individual do seu nariz, a forma do seu rosto, a condição inicial do material de trabalho e muitos outros fatores.

É por isso que você deve ser realista e entender que a rinoplastia não é uma substituição completa do nariz, mas apenas uma atualização parcial do material existente.

A eficácia da rinoplastia

Se falarmos de defeitos estéticos reais, na presença dos quais você deve ir a um cirurgião, eles podem ser reduzidos a 7 pontos:

  • Um nariz excessivamente grande, longo ou largo;
  • Nariz de sela;
  • Dorso nasal aumentado;
  • Uma ponta nasal espessa;
  • Asas nasais assimétricas ou largas;
  • Cicatrizes congênitas ou adquiridas;
  • Narinas que são muito grandes ou inchadas.

Quanto aos defeitos congênitos, pode não ser possível corrigir até mesmo a mais leve das falhas individuais. Entretanto, se você tiver os defeitos acima, em 90% dos casos você pode se livrar deles com a rinoplastia.

Se você deseja avaliar o resultado prático da rinoplastia, então aconselhamos que você veja nossa coleção de imagens de rinoplastia realizadas pelos melhores cirurgiões plásticos.

Tipos de rinoplastia

Types of rhinoplasty

A metodologia da rinoplastia inclui tantas técnicas, métodos e variações que somente especialistas certificados podem compreendê-las. Para um paciente em potencial, há apenas dois conceitos para se entender: a rinoplastia aberta e a rinoplastia fechada.

Rinoplastia aberta

A rinoplastia aberta é realizada quando é necessária uma remodelação estrutural do nariz.

Para isso, o cirurgião faz incisões nas pregas nasais naturais, entre as narinas, e na base de cada narina. A pele é separada da cartilagem; após o que o médico realiza as manipulações necessárias para remover, aumentar ou corrigir a área exposta da cartilagem ou osso.

Este procedimento acarreta certos riscos pós-operatórios, pois requer uma incisão aberta. Agora é usado apenas no caso de uma série de cirurgias consecutivas para mudar drasticamente a estética do nariz, em uma rinoplastia repetida, ou no caso de um nariz completamente ausente.

Rinoplastia fechada

Eu pessoalmente recomendo uma rinoplastia fechada. Neste procedimento, todas as manipulações cirúrgicas são feitas através das narinas. Graças a isto, você não terá nenhum corte pós-operatório visível após a cirurgia. A tecnologia moderna permite eliminar praticamente qualquer defeito estético através de uma rinoplastia fechada, de modo que o cirurgião com treinamento suficiente, pratica principalmente este tipo de operação, pois requer mais habilidade, mas é muito mais eficaz para o paciente.

Você pode usar este fato como uma espécie de “fato” da vida. Se o cirurgião a quem você foi imediatamente insistir categoricamente em uma cirurgia aberta, é motivo para duvidar das suas qualificações.

Opções de material técnico

Levando em conta o tipo de operação e o defeito que precisa ser corrigido, juntamente com o cirurgião, você é responsável pela escolha do material técnico. Este material será utilizado para a revisão de provas.

Cartilagem interna

O material técnico mais popular para a rinoplastia é a cartilagem nasal interna. Nesta cirurgia, parte da cartilagem de uma área do nariz é transferida para o local da cirurgia. É possível realizar a correção sem integrar implantes estranhos. Isto minimiza todos os riscos pós-operatórios relacionados à possível não cicatrização do implante no nariz.

Implante de silicone

O implante de silicone é usado principalmente em operações para ampliar o nariz inteiro ou parte dele. Esta cirurgia não envolve reorganização da estrutura interna do nariz, portanto, o processo cirúrgico é menos traumático. Entretanto, o implante é um corpo estranho, então se a qualidade do silicone não for adequada, você pode experimentar certas dificuldades pós-operatórias.

Qualificações dos cirurgiões

Surgeon qualifications

A cirurgia plástica ainda não está suficientemente regulamentada por lei, portanto, a rinoplastia pode ser realizada tanto por especialistas altamente especializados como por cirurgiões gerais, ou até mesmo por otorrinolaringologistas.

A rinoplastia é uma das operações plásticas mais difíceis, portanto, o cirurgião a quem você vai deve ter as qualificações apropriadas:

  1. Durante a sua consulta, não deixe de perguntar quantas cirurgias seu cirurgião realiza em média em um ano?

Um cirurgião deve realizar pelo menos 50 cirurgias deste tipo por ano para ganhar habilidades de rinoplastia e manter as qualificações. Portanto, se este número for menor, seu cirurgião é provavelmente um generalista cujo trabalho não deve produzir resultados significativos;

  1. Peça um portfólio detalhado do seu cirurgião.

Se o cirurgião tiver experiência suficiente na realização da rinoplastia, então ele deve ter um grande portfólio de seu trabalho anterior. Analise em detalhes e tire as suas próprias conclusões para saber se você está satisfeito com tal estilo e resultado;

  1. Pergunte se o cirurgião participa de conferências profissionais estrangeiras sobre rinoplastia.

Como a cirurgia plástica é muito dinâmica, a única opção para a maioria dos cirurgiões para manter as suas habilidades é assistindo a conferências profissionais.

Em geral, um cirurgião plástico deve ter experiência significativa em realizar exatamente a cirurgia que você deseja fazer. Somente um médico assim será capaz de realizar seu sonho. Portanto, aconselho você a ser muito exigente a respeito disso.

Processo cirúrgico

Período pré-cirúrgico

Pre-surgery period

O período pré-cirúrgico começa quando o paciente decide fazer a cirurgia e termina na porta da sala de cirurgia.

Durante este tempo, você precisará discutir em detalhes com o cirurgião o resultado desejado e passar por uma série de exames; os quais deverão revelar quaisquer contraindicações individuais. Como a rinoplastia é uma operação à beira da cirurgia estética e funcional, todas as contraindicações possíveis devem ser identificadas para que a correção cosmética não prejudique o sistema nasal.

Após o exame preliminar, é construído um modelo computadorizado do seu futuro nariz. A tecnologia moderna nos permite ver como seu nariz dos sonhos ficará harmonioso no seu rosto. Isto permite avaliar se você realmente precisa ou não de uma rinoplastia e ajustar seus desejos iniciais.

A computação gráfica ainda não atingiu 100% de precisão, portanto, sempre pergunte ao cirurgião se o resultado de seu trabalho é idêntico ao modelo do computador.

Série de cirurgias sob um anestésico

Se você não planeja limitar sua correção corporal à rinoplastia, sugiro que considere uma série de cirurgias sob apenas uma anestesia.

Por exemplo, se além da rinoplastia você gostaria de realizar uma correção do queixo (mentoplastia), você pode combinar estas duas correções e realizá-las uma a uma dentro de apenas uma sessão de cirurgia plástica.

Esta técnica envolve uma série de especialistas, cada um deles especializado em uma parte diferente do corpo. Portanto, se você for a um cirurgião altamente especializado em rinoplastia, você não deve se preocupar que ele não será capaz de realizar uma cirurgia adicional. Todos os cirurgiões plásticos profissionais trabalham em estreita colaboração com seus colegas de especialidades afins, portanto, a organização de uma correção tão consistente é uma atividade padrão para o pessoal das clínicas de cirurgia plástica.

Deve-se observar que nem todas as cirurgias plásticas podem ser realizadas sob um único anestésico. Por exemplo, a rinoplastia é incompatível com a gluteoplastia (elevação das nádegas) porque a reabilitação pós-operatória é impossível com tal configuração cirúrgica. No entanto, tais exceções são bastante individuais, portanto, seu cirurgião definitivamente lhe dará conselhos detalhados sobre este assunto.

Período de cirurgia

Uma vez que você tenha entrado na sala de cirurgia, você precisa relaxar e confiar no profissional. A maioria dos cirurgiões realiza a rinoplastia sob anestesia geral, assim você não sentirá nenhum desconforto durante o procedimento.

Esqueça os mitos contados nos fóruns de baixa audiência da internet sobre os perigos da anestesia. Todos os medicamentos usados para colocar o paciente em anestesia geral passam por um processo muito longo de licenciamento e certificação. Eles não são mais prejudiciais à saúde de um paciente do que a aspirina ou a cetamina.

Se você ainda tem medo da anestesia, uma opção alternativa é usar anestesia local, que anestesia exclusivamente a área da cavidade nasal. Atualmente, ela só é utilizada quando se corrige o resultado da cirurgia principal, pois tal procedimento pode ser acompanhado de dificuldades cirúrgicas. Obviamente, a visão da incisão em tempo real não é o que você sonhou durante toda a sua vida. Entretanto, se você subconscientemente não consegue superar o medo da anestesia, esta é uma alternativa bastante aceitável.

Período pós-cirúrgico

Post-surgery period

A reabilitação após a rinoplastia leva um ano. Mas não pense que você terá que passar esse ano com um curativo no nariz. Na verdade, é muito mais fácil do que você pode pensar.

Período de não representatividade

A princípio, você terá que passar por um período de aparência pouco representativa, que durará 2 semanas. Neste momento, haverá marcas visíveis do pós-operatório no seu rosto, que deverão ser cobertas com um curativo médico especial.

Após passar este período, o cirurgião avaliará o resultado da cirurgia e, se não houver defeitos, removerá o curativo.

Período de mudança aparente

Depois, haverá um período de mudança aparente por cerca de 4 semanas. Durante este período, você mesmo terá que aplicar o curativo à noite. Você não precisará usá-lo durante o dia se não houver indicações individuais.

Durante este período, o inchaço no seu nariz será visível para os outros, portanto, você precisará minimizar sua atividade e comunicação.

Após 4 semanas, todo o inchaço visível desaparecerá e você poderá voltar à sua vida normal.

Período de mudanças implícitas

Eventualmente, você terá um período de mudança implícita que durará cerca de 10 meses. Durante este período, a integração interna do seu implante ocorrerá. Este processo será acompanhado de algumas mudanças na forma do seu nariz, mas estas mudanças não serão visuais, portanto, nem você nem os outros notarão qualquer inchaço ou transformação visível.

Em geral, não pense que o processo de reabilitação é muito difícil. Em apenas 2 semanas, você poderá voltar à sua rotina e, em 6 semanas, seu nariz terá sua forma visual final.

A fim de avaliar quais mudanças na estética do nariz o esperam após a rinoplastia, veja nossa coleção de imagens de pacientes antes e depois da cirurgia.

Possíveis complicações após a rinoplastia

Possible complications after rhinoplasty

Riscos pós-cirurgia

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico, portanto, pode ser acompanhada dos seguintes riscos pós-cirúrgicos:

  • Sangramento nasal;
  • Irritação da pele por causa do curativo;
  • Formação excessiva de tecido conjuntivo;
  • Criação de um calo ósseo;
  • Aumento das cicatrizes

Na maioria dos casos, graças a um exame completo e um cirurgião altamente qualificado, esses riscos podem ser evitados e, se ocorrerem, podem ser eliminados por métodos não cirúrgicos através do uso de fisioterapia e medicação.

Rinoplastia de revisão

Rinoplastia de revisão – esta é uma correção adicional do nariz, que é realizada quando o paciente está insatisfeito com algum aspecto da correção. Se após a cirurgia o resultado final estiver em desacordo com o layout, a clínica lhe oferecerá definitivamente a oportunidade de corrigir tais defeitos estéticos de forma gratuita.

A rinoplastia de revisão é um procedimento muito incomum que requer alta qualificação do cirurgião e preparação mental significativa do paciente.

Peculiaridades da rinoplastia de repetição

Se você decidir, 5 a 10 anos após a rinoplastia, fazer uma plástica adicional no nariz, você precisa considerar as características de uma rinoplastia de repetição:

  1. O grau de mudança durante a rinoplastia de repetição é muito menor do que com a correção inicial.

Durante a primeira rinoplastia, há mudanças na estrutura natural do nariz, de modo que cada correção subsequente dá ao cirurgião menos oportunidade de reconstruir a cartilagem interna e consequentemente mudanças visuais significativas;

  1. Para uma rinoplastia de repetição, é melhor ir até o cirurgião onde você teve a sua correção inicial.

Durante a rinoplastia, cada cirurgião transforma a cavidade nasal dependendo do seu estilo de trabalho individual, portanto, muitas vezes outro especialista será menos eficaz do que o cirurgião que foi o arquiteto da sua estrutura nasal;

  1. Uma rinoplastia de repetição será mais cara do que a correção inicial. 

As complicações são descritas acima, portanto, uma rinoplastia de repetição será pelo menos 30% mais cara do que a correção inicial. Isto se aplica ao preço dos materiais técnicos, bem como ao custo do trabalho do cirurgião.

Uma rinoplastia de repetição é uma cirurgia necessária se na sua opinião o resultado inicial for insatisfatório, mas vem com complicações adicionais, e você não deve usar este procedimento em excesso.

Rinoplastia não cirúrgica 

Preenchedores

Fillers

Se você deseja ampliar seu nariz, mas não quer se submeter a um procedimento cirúrgico, recomendo substituir a cirurgia pela introdução de preparações especiais — preenchedores, que são muito semelhantes aos implantes.

Entretanto, você deve entender que o preenchimento é um líquido, e o único efeito que pode ser obtido de seu uso é a expansão da área selecionada do nariz. Infelizmente, na maioria dos casos, isto não é suficiente para uma correção com a qual você ficará satisfeito.

Lifting com fios

A essência do lifting com fios é a integração de fios especiais no seu nariz a fim de corrigir um determinado defeito.

Entretanto, estes fios não podem alterar a anatomia do seu nariz. Mesmo se você conseguir fixar um determinado resultado por algum tempo, após alguns meses, o material será reabsorvido e seu nariz voltará à sua forma original.

Recomendo o uso deste método apenas como “ensaio”, se você estiver se perguntando se precisa ou não de uma rinoplastia completa. 

Injeção de drogas hormonais

Algumas clínicas praticam a injeção de drogas hormonais para reduzir o nariz.

Não recomendo o uso desta técnica em nenhuma circunstância, pois o uso de drogas hormonais em grandes doses causa mudanças incontroláveis. Portanto, nenhum especialista pode garantir um resultado. Esta não é uma abordagem profissional que deve ser usada em cirurgias plásticas.

Sumário

A rinoplastia lhe permite criar o nariz dos seus sonhos, aumentar sua confiança pessoal e ficar muito mais atraente aos olhos dos outros. Mas neste momento, é um procedimento cirúrgico complexo, não um procedimento cosmético comum. Você deve pesar os prós e os contras, encontrar um cirurgião qualificado, escolher o tipo de cirurgia, submeter-se ao exame, e somente depois disso ir para a mesa de cirurgia.

Portanto, primeiro, avalie se você está pronto para tudo isso, e somente no caso de uma resposta afirmativa, vá até o cirurgião.

FAQ

💊 A correção nasal não-cirúrgica pode substituir a rinoplastia cirúrgica?

Graças à injeção de preparações especiais — preenchimentos, que são muito semelhantes aos implantes, você pode ampliar seu nariz. Entretanto, você deve compreender que o efeito de tal procedimento é de curta duração, e você precisará renovar esta preparação regularmente.

😤 Qual é a complexidade da realização da rinoplastia?

A complexidade da realização da rinoplastia reside no trabalho com a estrutura interna do nariz e a necessidade de considerar tanto os aspectos estéticos quanto fisiológicos do sistema nasal.

👃 Qual é o melhor tipo de rinoplastia?

A maioria dos cirurgiões pratica um tipo fechado de rinoplastia, o que permite eliminar a maioria dos defeitos estéticos e traz o mínimo de riscos pós-operatórios para o paciente.

🏥 Quanto tempo dura a reabilitação pós-operatória após a rinoplastia?

A reabilitação após a rinoplastia dura 1 ano. No entanto, o inchaço no seu rosto será visível por mais de 6 semanas após a cirurgia. Leia mais sobre o assunto no meu artigo.

👨 Quantas cirurgias de rinoplastia um cirurgião deve fazer para ser considerado um profissional?

Para se tornar suficientemente qualificado e manter as habilidades profissionais em um nível elevado, um cirurgião plástico deve realizar uma média de 50 cirurgias por ano.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community