O que é lipoaspiração: Emagrecimento rápido ou cirurgia traumática

maio 16, 2023
What is liposuction

Alguns de nós não estão satisfeitos com nossos corpos. O ritmo acelerado da vida e a multiplicidade de coisas para fazer não nos permitem fazer exercícios regularmente e comer corretamente. Infelizmente, esse estilo de vida leva a depósitos significativos de gordura, estragando a estética do nosso corpo.

Mas, a tecnologia não está parada e agora há uma metodologia que permite se livrar dos depósitos de gordura em excesso, mesmo se você não tiver tempo para treinamentos esportivos exaustivos. Essa metodologia é chamada de lipoaspiração.

Perfil do paciente

Se você estiver acima do peso, isso não significa que você precisa de lipoaspiração:

  • Em primeiro lugar, na maioria dos casos, você pode se livrar de qualquer depósito de gordura com um estilo de vida ativo e uma dieta mais ou menos adequada. Somente se você avaliar objetivamente que não consegue colocar seu corpo em ordem com seus próprios esforços, você deve pensar na lipoaspiração;
  • Em segundo lugar, você deve entender que a lipoaspiração não é um comprimido mágico que lhe permitirá perder dezenas de quilos rapidamente. É uma cirurgia pontual, que remove depósitos de gordura em uma determinada área do corpo;
  • Em terceiro lugar, os depósitos de gordura podem ser de diferentes naturezas e origens. A cirurgia de lipoaspiração destrói apenas um tipo específico de depósito de gordura, ou seja, apenas o tecido adiposo subcutâneo.

Em geral, deve ser entendido que a lipoaspiração só é necessária para pessoas que têm excesso de gordura subcutânea e não conseguem se livrar dela com seus próprios esforços.

Se você deseja avaliar o resultado prático da lipoaspiração, então aconselhamos que você veja nossa coleção de imagens de lipoaspiração realizadas pelos melhores cirurgiões plásticos.

Tipos de lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia complexa, portanto, há muitas variações deste procedimento, dependendo da área dos depósitos de gordura e dos desejos do paciente.

Lipoaspiração tumescente — a cirurgia mais eficaz

Tumescent liposuction

A lipoaspiração tumescente é o tipo mais comum e mais eficaz de lipoaspiração.

É realizada utilizando instrumentos cirúrgicos especiais — cânulas. Pequenas cânulas formam túneis no tecido subcutâneo e permitem a remoção efetiva da gordura. Esta técnica permite descarregar grandes volumes de gordura — até 3.000 mililitros.

Porque a lipoaspiração tumescente é realizada integrando equipamentos cirúrgicos no corpo do paciente, ela envolve o uso de anestesia geral. No entanto, você não precisa se preocupar que a anestesia afetará negativamente sua saúde de alguma forma. Todos os medicamentos modernos que são usados para anestesiar o paciente passam por um grande sistema de certificação e são absolutamente seguros para o paciente.

Lipoaspiração a laser — o melhor para cirurgia localizada

Laser liposuction

A lipoaspiração a laser é um método muito mais seguro de remoção de gordura do que a lipoaspiração clássica. Como esta tecnologia não integra nenhum equipamento ao corpo do paciente, ela é completamente segura.

Neste procedimento, um laser é usado para derreter as células de gordura sob a pele, que são então removidas por sucção. O laser aquece e destrói as células de gordura sem ferir a pele ou os órgãos internos. A lipoaspiração a laser também firma a pele ao produzir colágeno e elastina.

As áreas do corpo onde a lipoaspiração a laser é mais comumente usada incluem o abdômen, quadris, coxas, nádegas, costas e rosto.

Lipoaspiração por ultrassom — a cirurgia mais segura

Ultrasound liposuction

A lipoaspiração por ultrassom é uma operação projetada para remover gordura ponto a ponto. Ou seja, durante essa cirurgia, a gordura é retirada de uma área pequena e bem definida do corpo.

Graças a essa metodologia, é possível remover a gordura subcutânea das áreas mais problemáticas. Nesse caso, a interferência no corpo do paciente é mínima e não requer um longo período de reabilitação.

Durante a cirurgia, o cirurgião envia um ultrassom para as células de gordura, liquefazendo-as e removendo-as. Há uma eliminação completa da gordura de uma determinada área do corpo. É verdade que essa eficiência pode ser acompanhada por um risco de certas cicatrizes, mas se o cirurgião tiver um manuseio profissional do instrumento, isso não acontecerá.

Como escolher um cirurgião?

Como escolher um cirurgião?

Sua aparência depende do cirurgião que você escolher, portanto, você deve levar esta questão muito a sério:

  1. Primeiramente, cada área da cirurgia plástica requer habilidades diferentes do cirurgião, e a lipoaspiração não é exceção. Este procedimento requer um entendimento profundo de como trabalhar com os instrumentos adequados, conhecimento da metodologia operacional e habilidades cirúrgicas aperfeiçoadas. Com isto em mente, você deve entender que o cirurgião que você escolher para realizar a lipoaspiração deve ser um subespecialista com especialização neste assunto em particular;
  1. Em segundo lugar, cada cirurgião tem suas próprias ideias estéticas, que não coincidem necessariamente com as suas ideias sobre os resultados ideais da cirurgia. Por isso, certifique-se de verificar o portfólio de trabalhos dele, com fotos antes e depois da cirurgia, para ver se seus padrões de beleza coincidem.
  1. E, é claro, informe-se sobre o equipamento e o pessoal da clínica. A clínica na qual será feita a lipoaspiração deverá ter equipamentos modernos e uma equipe ampla de especialistas em caso de situações extraordinárias durante a operação.

Em geral, se você verificar seu cirurgião com base nesses três critérios, então pode ter certeza de que ficará satisfeito com o resultado da operação.

Para avaliar a estética facial que espera por você após a lipoaspiração do queixo duplo, veja nossa seleção de fotos de pacientes antes e depois desta cirurgia.

Cirurgia

Período pré-cirúrgico

Surgery

Pre-surgery period

Você precisará ter uma série de consultas com seu cirurgião durante o período pré-operatório cirúrgico. Nelas você discutirá todas as suas dúvidas cirúrgicas e fará um plano cirúrgico pessoal.

Durante as consultas para criar um modelo dos resultados cirúrgicos, serão tiradas fotos das áreas cirúrgicas. Estas serão usadas para modelar os contornos atuais do seu corpo e planejar a sua cirurgia.

Você também precisará fazer um exame físico completo e passar por certos testes laboratoriais para avaliar sua saúde geral e verificar a favorabilidade do seu corpo aos medicamentos que serão utilizados durante a cirurgia.

Período da cirurgia

Surgery period

Durante o processo cirúrgico, o cirurgião fará marcas cirúrgicas especiais nas áreas operáveis do seu corpo. São estes contornos que serão utilizados para a cirurgia.

Provavelmente você será submetido a anestesia geral. Objetivamente, este é o método mais eficaz de anestesia durante a lipoaspiração, porque grandes áreas do corpo estão sendo operadas e não podem ser anestesiadas com anestesia local.

Depois, dependendo do tipo de cirurgia, o cirurgião removerá o excesso de gordura das áreas específicas do corpo por meio de sucção. Este procedimento levará várias horas.

Abdominoplastia

É necessário entender que durante a lipoaspiração não há aperto automático do abdômen, então se sua pele não for muito flexível, é provável que você precise de outra operação para obter uma aparência estética na pele.

Período pós-cirúrgico

Post-surgery period

Após a cirurgia, você será levado para uma sala de recuperação, onde poderá descansar e se recuperar completamente da anestesia. Depois de se recuperar completamente da anestesia, você poderá ser liberado para ir para casa ou ficar alguns dias em recuperação.

Os resultados da cirurgia não serão perceptíveis por pelo menos uma semana. Eles serão ocultados pelo inchaço e hematomas. Durante todo esse tempo, você precisará usar roupas íntimas de compressão e fazer fisioterapia para uma recuperação completa do corpo.

Você poderá ver resultados visíveis da lipoaspiração após pelo menos 3 semanas.

Efeitos colaterais e perigos

Como qualquer cirurgia séria, a lipoaspiração tem riscos, tais como sangramento e reações à anestesia. Entretanto, você deve entender que antes da cirurgia, você passará por uma avaliação muito séria, com base nos resultados dos quais o cirurgião ajustará seu plano cirúrgico individual para minimizar todos os riscos cirúrgicos.

Quanto tempo dura o efeito?

Você precisa entender que a lipoaspiração não é uma pílula mágica que consertará seu corpo para sempre. Se você não levar uma vida ativa e não comer direito, é provável que novos depósitos de gordura apareçam dentro de alguns anos.

A fim de entender visualmente quanto tempo o efeito durará após a lipoaspiração, recomendamos ver fotos de pacientes antes e depois da cirurgia.

Lipoaspiração não cirúrgica

CoolSculpting — o melhor para a perda de peso segura

CoolSculpting — the best for safe weight loss

Se você tem medo de cirurgia, incisões, anestesia e pontos, mas ainda quer se livrar de quilos extras, recomendamos que você pesquise sobre o CoolSculpting.

CoolSculpting é um procedimento médico não invasivo. Durante este procedimento, um especialista pode usar um instrumento para beliscar e congelar sua gordura. Dentro de algumas semanas de tratamento, seu corpo removerá naturalmente as células de gordura mortas congeladas através do fígado.

No entanto, você deve entender que este procedimento indolor é adequado apenas para remover pequenas quantidades de gordura. Ou seja, para obter resultados semelhantes aos da lipoaspiração, você precisará fazer uma série completa de CoolSculpting. 

Consequentemente, tal procedimento custará significativamente mais do que uma solução cirúrgica.

Cavitação — a melhor opção de procedimento com bom custo-benefício.

Cavitation

Se você tem muito medo da cirurgia, mas ao mesmo tempo não quer gastar dezenas de milhares de reais no resfriamento de gordura, então recomendamos que você considere a cavitação por ultrassom.

Esta tecnologia utiliza ondas de ultrassom para derreter a gordura. Estas ondas sonoras de baixa frequência vão fundo sob a pele e fazem com que as células de gordura inabaláveis se decomponham sob pressão sem tocar o tecido circundante. Isto é normalmente seguido por uma massagem do tecido linfático para “redistribuir” a gordura líquida e ajudar o corpo a se livrar dela naturalmente através do sistema linfático. Os resultados do procedimento de cavitação são imediatamente visíveis e continuam a se tornar mais evidentes ao longo da próxima semana.

Ao mesmo tempo, esse procedimento custa muitas vezes menos que o Coolsculpting, então não pesará muito no seu bolso.

Sumário

Em geral, a lipoaspiração é um procedimento ideal para pessoas que querem perder o excesso de gordura, mas não podem fazê-lo devido a um horário de trabalho ocupado e irregular.

Este procedimento permite que você se livre rapidamente e com segurança de grandes quantidades de gordura e, ao mesmo tempo, coloque seu corpo em um estado estético. Entretanto, você deve entender que a lipoaspiração não é uma pílula mágica e, após a cirurgia, você terá que manter seu corpo em forma por conta própria.

FAQ

⏰ Quanto tempo leva a lipoaspiração?

A lipoaspiração dura de 2 a 3 horas. Entretanto, o período pós-operatório dura cerca de mais uma semana, e os resultados visíveis aparecerão após 3 semanas.

🙎 A lipoaspiração reduz a gordura do ventre?

Sim, se você fizer uma lipoaspiração no abdômen, dependendo dos seus desejos e da condição do seu corpo, é possível se livrar de 3.000 mililitros de gordura.

🔬 Posso me livrar da celulite com lipoaspiração?

Com a lipoaspiração, você pode se livrar de apenas um tipo específico de gordura – a gordura subcutânea. É por isso que você precisa primeiro determinar o tipo de celulite que você tem e depois tirar suas conclusões.

🧑‍⚕ Onde a gordura pode ser retirada com a lipoaspiração?

A lipoaspiração pode ser usada para remover gordura de quase qualquer parte do corpo, do abdômen e das costas, até das bochechas e joelhos.

🏥 Quão dolorosa é a lipoaspiração?

A lipoaspiração não é dolorosa porque é realizada sob anestesia geral e é completamente segura para o paciente.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community