O que é botox e o tratamento é seguro: O médico explica

julho 19, 2023
What Is Botox and Is the Treatment Safe: Doctor Explains

Se você quer ficar bonito(a) apesar do envelhecimento, você provavelmente já ouviu falar sobre botox. Você provavelmente está se perguntando: “O que é botox?” e “Como funciona?”.

Botox é o procedimento cosmetológico mais difundido no mundo. Também é usado para tratar muitas condições neurológicas. Neste artigo, vamos ajudá-lo(a) a entender a aplicação, segurança, prós e contras do procedimento.

A autora deste artigo é a Dra. Tatiana Kobets. Ela é a proprietária do centro cosmetológico “KeyMed” e tem 18 anos de experiência em injeções de toxina botulínica.

O que é o botox?

Em primeiro lugar, é preciso entender que Botox é uma marca registrada estabelecida pela Allergan PLC, e não o nome do tratamento em si. Na verdade, o Botox é um dos tipos de toxinas botulínicas no mercado. Ele se tornou um sinônimo do procedimento porque a Allergan PLC foi a primeira fabricante dessa medicação.

A toxina botulínica é uma neurotoxina que bloqueia a atividade muscular.

Originalmente, a toxina botulínica foi usada para tratar algumas condições oftalmológicas. A história do uso do botox para fins cosméticos começou na década de 1980.

A Dra. Carruther injetou um neuromodulador para tratar blefaroespasmo. Ela notou que a medicação havia relaxado os músculos ao redor dos olhos e removido as rugas. Isso a inspirou a compartilhar os resultados com seu marido, que era dermatologista cosmético. O casal escreveu a primeira publicação sobre o uso cosmético da toxina botulínica.

Muitas marcas registradas estão disponíveis no mercado além do Botox, como Xeomin e Dysport. Todas elas contêm a toxina botulínica A. A diferença nós discutimos com a Dra. Kobets na entrevista. Dê uma olhada e conheça as respostas a muitas perguntas interessantes sobre o botox..

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica é um medicamento neurotóxico. Ela bloqueia a transmissão de sinais entre neurônios e músculos. Procedimentos estéticos usam a toxina botulínica A.

A toxina botulínica é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo. As pessoas geralmente adquirem a toxina por meio do consumo de carnes, peixes ou cogumelos caseiros enlatados. A toxina causa bloqueio da função muscular e altas doses podem interromper o funcionamento do sistema respiratório e causar a morte.

As doses utilizadas para procedimentos médicos e cosméticos são muito pequenas para causar envenenamento e intoxicação.

  • Quando algum tempo passa após o procedimento, a atividade entre neurônios e músculos é restaurada, então você pode fazer movimentos novamente.

Para que é utilizado o botox?

Redução de rugas: esta é a maneira mais comum de usar o botox. Normalmente, o botox é usado para tratar rugas no rosto e pescoço. As áreas de tratamento incluem:

  • Testa
  • Linhas de expressão entre as sobrancelhas
  • Linhas ao redor dos olhos
  • Linhas ao redor dos lábios
  • Linhas próximas à zona do nariz
  • Pescoço para relaxar o músculo platisma
Treatment zones with botulinum toxin injections

Zonas de tratamento com injeções da toxina botulínica

O Botox tem uma ampla gama de aplicações, exceto para a redução das rugas faciais. As condições incluem:

Distonia cervical: Esta é uma condição dolorosa em que os músculos do pescoço contraem involuntariamente, causando torção da cabeça e inclinação para a frente e para trás. A toxina botulínica reduz a dor e imobiliza os nervos nos músculos do pescoço.

Olho preguiçoso ou ambliopia causada por uma redução na visão em um dos olhos precocemente na vida devido a um desequilíbrio muscular. Geralmente, o olho mais fraco olha para dentro ou para fora. Em alguns casos, a injeção de botox pode ser usada para enfraquecer os músculos oculares para fazer o olho voltar à sua posição normal.

Paralisia cerebral é uma deficiência motora quando a criança desenvolve fraqueza e problemas com o uso dos músculos. As injeções de botox são usadas para relaxar os músculos hiperativos em crianças.

Hiperidrose é uma condição em que ocorre sudorese excessiva sem exercício ou temperatura alta. Injeções de toxina botulínica previnem a transpiração na área de tratamento, pois bloqueiam os sinais neurais hiperativos que estimulam as glândulas sudoríparas.

Enxaqueca crônica que dura mais de 15 dias por mês e é causada por espasticidade pode ser tratada com toxina botulínica. Os médicos acreditam que o Botox bloqueia a transmissão dos sinais de dor do cérebro.

Disfunção da bexiga significa que a bexiga é hiperativa. A pessoa pode urinar 8 a 10 vezes por dia, ter incontinência e sentir uma vontade súbita de urinar. Botox é usado para relaxar os músculos da bexiga e evitar a incontinência.

O piscar de olhos que é causado pela contração dos músculos ao redor do olho também pode ser tratado com injeções de Botox. O Botox é usado para relaxar o lado facial que está muito apertado.

A paralisia de Bell causa paralisia dos músculos de um lado do rosto.

O Botox também pode ser usado para tratar sorrisos gengivais, quando é mostrado muito gengiva enquanto uma pessoa está sorrindo. Além disso, a toxina botulínica é usada para tratar o bruxismo. É uma condição em que uma pessoa range ou aperta os dentes.

Você é um bom candidato(a) às injeções de botox facial?

botox

Não há uma idade específica para iniciar o tratamento. A principal indicação para o tratamento é a formação de rugas mímicas.

Dica profissional: não há necessidade de injetar botox antes que as linhas estejam claramente visíveis. No entanto, não se deve adiar a decisão se já se notou algumas linhas no rosto. Com o envelhecimento, as rugas se tornam mais profundas e se torna impossível tratá-las apenas com botox.

Como a toxina botulínica é um medicamento licenciado, apenas médicos podem aplicá-lo, mesmo para uso estético. Leia como escolher o especialista correto para obter os resultados esperados.

Há também algumas categorias de pessoas que são menos sensíveis às injeções de botox:

  • Os homens geralmente precisam de 1,5 a 2 vezes mais doses de botox porque têm mais terminações nervosas e músculos mais fortes.
  • Botulismo previamente tratado. O sistema imunológico já desenvolveu uma reação imunológica contra a toxina botulínica, e o medicamento não funcionará.
  • Se você foi previamente vacinado contra o botulismo, pode ser que não sinta nenhum efeito do procedimento.

Pessoas com mais de 70 anos também devem ser cautelosas devido à atrofia muscular natural. Se a toxina botulínica for injetada em músculos fracos, o paciente corre o risco de ter efeitos colaterais inesperados.

Efeitos colaterais

A toxina botulínica para uso estético é um procedimento completamente seguro. Normalmente, os efeitos colaterais são pequenos e limitados ao inchaço, hematomas e dores nos locais de injeção. 

Alguns pacientes também relatam dores de cabeça leves que se resolvem em poucos dias. 

Além disso, algumas pessoas têm medo de mudanças na expressão facial. Elas sentem que o rosto parece congelado ou têm algumas sensações desconfortáveis enquanto expressam emoções. Isso também passa alguns dias depois que a pessoa se acostuma com as novas sensações.

Efeitos colaterais suaves como pálpebras caídas ou inchadas e sobrancelhas caídas são raros.Geralmente é devido ao procedimento de injeção errado quando o especialista não leva em conta as características da anatomia individual. 

Se os efeitos colaterais não se resolverem em 7-14 dias, você deve informar ao médico.

Contraindicações

Existem algumas contraindicações para o botox. Entre elas estão

  • Gravidez
  • Lactação
  • Síndrome de Lambert-Eaton miastênica
  • Processo de inflamação na área de tratamento
  • Dermatite adversa no local do tratamento

A acne não severa não é uma contraindicação para a injeção de botox. No entanto, se a zona de tratamento tiver espinhas, nódulos ou cistos com pus, deve-se tratá-los antes do procedimento com toxina botulínica.

Câncer também não é uma contraindicação. Recentemente, os oncologistas começaram a permitir que pacientes com câncer recebessem injeções de toxina botulínica.

Prós e contras de obter injeções de botox

PrósContras
✅ O procedimento é quase indolor porque são utilizados microagulhas finas para o procedimento.

✅ O procedimento é rápido. Após a consulta primária, leva meia hora para fazer o procedimento. As injeções propriamente ditas levam até 5 minutos, outro tempo é gasto no preenchimento dos documentos e na preparação.

✅ Você verá o efeito máximo em 7-10 dias após o procedimento e os resultados duram entre 3-6 meses. Dependendo da profundidade e das características das marcas de expressões individuais, as rugas se desgastam em 2-4 dias.

✅ Com o Botox, você pode desacostumar os músculos de contrações excessivas, o que impedirá a formação de rugas mesmo depois que o efeito do botox desaparecer. Esse benefício você sentirá por 1,5-3 meses após o fim dos efeitos.

✅ Com o envelhecimento, você terá menos rugas do que outras pessoas da mesma idade.

✅ Sem período de recuperação. Os locais das injeções podem parecer pequenas espinhas vermelhas que desaparecem em uma hora.

❌ Os resultados são temporários. Duram de 3 a 6 meses.

❌ Para alcançar os melhores resultados sem efeitos colaterais, você precisa receber o procedimento somente de um médico profissional e experiente.  

❌ Ocorrerem efeitos colaterais graves, como assimetria, é raro. No entanto, é necessário aguardar alguns meses para que o efeito passe. (ou use técnicas especiais para remover maus resultados de botox).

Sumário

Botox, também conhecido como injeções de toxina botulínica, é o procedimento mais difundido entre todos os tratamentos estéticos. Descoberto como um medicamento para condições oftalmológicas específicas, hoje em dia ajuda a remover rugas e tratar problemas neurológicos.

A toxina botulínica para uso estético é usada há mais de 30 anos e ainda não possui alternativa. Ela funciona bloqueando a atividade muscular. Como resultado, o botox impede a formação de novas rugas e remove as existentes.

Embora o tratamento seja seguro, ele tem efeitos colaterais menores. Os mais comuns são inchaço, hematomas, dor nos locais de injeção e dor de cabeça.

FAQ

😊 Quando devo iniciar as injeções de Botox?

Não há uma idade específica para começar as injeções de toxina botulínica. A única indicação é a formação de rugas e linhas visíveis mesmo com os músculos relaxados. Se você notar essas dobras no rosto, é o sinal principal para marcar uma consulta com um médico. O botox como um procedimento preventivo não tem sentido algum.

🤔 O Botox é seguro?

Sim, os médicos usam microdoses para todos os procedimentos estéticos. Pequenas doses de toxina botulínica não causam efeitos colaterais adversos. Para aplicações neurológicas, os médicos usam doses até 10 vezes maiores do que para uso estético.

💉 As injeções de botox são dolorosas?

Na verdade, não, a sensação é como picadas de mosquitos, pois agulhas muito finas são usadas para a injeção de toxina botulínica. Se você tem muito medo da dor, pode pedir ao médico para aplicar um gel anestésico na área tratada, no entanto, não há necessidade disso.

⚠️ Quais procedimentos não podem ser combinados com injeções de botox?

Deve-se evitar revitalização, lifiting, procedimentos a laser, pilings, mesoterapia e microcorrentes na área de tratamento. Estes procedimentos irão demolir os efeitos de botox e devem ser feitos entre os procedimentos de botox.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community