O que é botox facial: Áreas, cuidados pós-tratamento e mitos comuns

julho 16, 2023
What Is Face Botox: Areas, Aftercare, and Common Myths

Todo mundo quer parecer mais jovem, no entanto, ninguém pode lutar contra o tempo. Independentemente da sua idade, você provavelmente já notou essas rugas pouco atraentes em seu rosto. O estresse, o envelhecimento e o ambiente se refletem no rosto.

Felizmente, a medicina moderna desenvolveu muitas maneiras de parecer mais jovem. A mais difundida é o botox facial. Nos Estados Unidos, o número de procedimentos atingiu 4,4 milhões por ano em 2020.

Apesar de ser tão difundido, o botox facial tem muitos mitos e concepções errôneas em torno dele. Pedimos à dermatologista experiente Dra. Tatiana Kobets que nos orientasse sobre o procedimento. A Dra. Kobets trabalha há 18 anos com toxina botulínica e sabe tudo o que você precisa saber sobre o botox facial.

As injeções de toxina botulínica são procedimentos versáteis. Descubra onde a toxina botulínica pode ser usada, exceto em procedimentos estéticos em nosso artigo.

O que é Botox?

O botox é a marca registrada mais popular da toxina botulínica A. Além do Botox, existem muitas outras marcas registradas como Dysport, Xeomin e Jeuveau.

Este composto é uma neurotoxina que bloqueia a transmissão de sinais entre neurônios e músculos. Como resultado, o músculo relaxa e não contrai.

É usado para suavizar as linhas de expressão que se formaram como resultado dos movimentos faciais, como franzir a testa, cerrar os olhos e sorrir.

A toxina botulínica é extraída da bactéria Clostridium botulinum, que causa o botulismo. É possível contrair essa doença ao comer carne, peixe ou cogumelos caseiros em conserva contaminados. Após a pessoa comer o alimento contaminado, o organismo recebe uma quantidade elevada de toxina que causa paralisia muscular em todo o corpo. A paralisia dos músculos respiratórios é especialmente perigosa.

Felizmente, as injeções para fins estéticos usam apenas uma pequena quantidade de toxina, portanto, o tratamento é absolutamente seguro.

O que é melhor: botox ou preenchedor?

Which is better botox or fillers?

Muitas pessoas misturam os termos “preenchedor” e “botox”. Embora ambos possam ajudar a suavizar a pele e reduzir as rugas, existem grandes diferenças entre os procedimentos.

O principal efeito do botox é a interrupção da expressão facial. Quando alguns músculos do rosto param de funcionar, evita-se o dobramento da pele e a formação de rugas. Também ajuda com as linhas existentes, porque você para de lesionar a pele com contrações frequentes.

Imagine o processo assim:

Se você se sentar várias vezes usando um casaco, provavelmente notará várias dobras nele. No entanto, se você pendurá-lo no guarda-roupa e pegá-lo um ano depois, não haverá dobras. A principal razão para isso é que você parou de sentar sobre o casaco.

Resumo: Botox não é um procedimento rejuvenescedor. Ele não ajuda com a cor ou tom da pele. Sua função principal é remover rugas.

A palavra “preenchedor” deriva da palavra “preencher”. Os preenchedores mais comuns são baseados em ácido hialurônico. Como afirmamos anteriormente, é difícil tratar a parte inferior do rosto com botox, então é aí que os preenchedores entram em jogo.

Os preenchedores são injetados sob a pele e a suavizam de dentro para fora. Eles são usados ​​para remover os sulcos nasolabiais e as linhas de marionete. Os preenchedores são usados ​​para restaurar o volume do rosto, o que faz com que o paciente pareça mais jovem. Homens e aqueles com testas profundas ou linhas de expressão também podem se beneficiar dos preenchedores.

Os médicos também usam preenchedores para aumentar os lábios, corrigir o contorno do rosto, mudar ligeiramente o formato das maçãs do rosto, queixo, ponta do nariz e lóbulos das orelhas, e suavizar cicatrizes.

Áreas do botox facial

Na verdade, não há uma idade certa para iniciar o tratamento de botox facial, no entanto, há uma indicação definida.

Indicação principal:
Formação de rugas mímicas visíveis mesmo em um estado relaxado.

Se você notar rugas estáveis no rosto, agende uma consulta com um cosmetologista. Geralmente, o botox não é suficiente para corrigir linhas profundas, então comece o mais cedo possível após notar esses sinais de envelhecimento.

As injeções de botox no rosto são mais comuns na parte superior do rosto. As áreas incluem a testa, entre as sobrancelhas e perto dos olhos.

Face botox treatment areas

Áreas de tratamento de botox facial

A parte inferior do rosto é mais difícil de tratar com Botox. As rugas nessa área são causadas não apenas pelo movimento facial, mas também pela perda de volume de tecido. As injeções nessas áreas devem ser feitas com muita cautela e levando em consideração as indicações individuais.

Dependendo da anatomia do rosto, as áreas exatas de injeção podem ser diferentes. Os especialistas dividem os rostos de acordo com formas, estruturas e tipos de pele.

Você deve entender que, mesmo que tenha rugas pequenas em uma área do rosto, o médico fará várias injeções em certos músculos. O número médio de injeções é

Linhas de expressão entre as sobrancelhas — 3-5 injeções;

Testa — 2-12 injeções;

Pés de galinha — 1-6 injeções.

Você também deve planejar tratar todas as áreas em uma única sessão, pois injetar toxina botulínica “com muita frequência” resulta em uma diminuição em sua eficácia.

Dê uma olhada nas fotos de antes e depois do botox facial. BÔNUS: Como escolher um bom especialista.

Contraindicação de botox facial

Felizmente, as injeções de toxinas botulínicas têm pequenas contraindicações. Elas estão limitadas a

❌ Gravidez

❌ Lactação

❌ Síndrome de Lambert-Eaton

❌ Processo de inflamação na área de tratamento

❌ Dermatite adversa no local de tratamento

O que fazer e o que não fazer após a injeção de botox

Faça:

Não há recomendações específicas sobre como você deve agir após o procedimento.

No primeiro dia, é permitido realizar atividades leves como natação, yoga ou caminhada. Também não há restrições dietéticas.

Mito: Na web, você pode encontrar informações de que deve ficar em posição vertical por horas. Essa recomendação é antiga e não tem base científica. As toxinas botulínicas modernas não são afetadas pela posição do corpo.

Não faça:

  • Você deve evitar aplicar em áreas tratadas qualquer dispositivo, tratamento de contorno, e tratamento anti-envelhecimento na área injetada. Todos eles estimulam a atividade muscular e o fluxo sanguíneo, resultando em uma redução na eficácia do tratamento com botox. 
  • Não ingerir álcool até 48 horas após o procedimento.
  • Evite exercícios intensos, como o treinamento cardiovascular, por 24-48 horas.
  • Evite qualquer procedimento térmico (como uma sauna) durante uma semana após as injeções de toxina botulínica.
  • Evite a luz UV durante uma semana após o procedimento, pois ela pode causar alterações na pigmentação.

Advertência! Efeitos colaterais do botox facial

Hematomas são o efeito colateral mais comum das injeções de toxina botulínica. Geralmente, são pequenos pontos ao redor dos locais de injeção e devem desaparecer em 7-10 dias. Existem também situações em que os riscos de hematoma são maiores:

  • 1-2 dias do ciclo menstrual (contados a partir do início do período) porque o sangue tem menor potencial de coagulação;;
  • Pressão alta durante o procedimento, fazendo com que o sangue seja empurrado para fora dos vasos sanguíneos.

Alguns pacientes também notam mudanças na expressão facial, o que pode ser desconfortável. No entanto, esses sentimentos desaparecem logo, enquanto o efeito positivo permanece.

Às vezes, os pacientes podem ter uma dor de cabeça leve, que passará em poucos dias.

Efeitos colaterais leves são raros. Eles incluem pálpebras caídas ou inchadas e sobrancelhas caídas. Geralmente, isso ocorre devido a uma técnica de injeção incorreta, quando o especialista não leva em conta as características anatômicas individuais.

Leia como é possível se livrar dos efeitos colaterais leves após o botox em nosso artigo.

Mitos comuns sobre o botox facial

Common myths about face botox

Mito 1: Botox me fará envelhecer depois que o efeito passar

Isso é falso. Na verdade, depois que o efeito do botox desaparece, seu músculo ainda não pode trabalhar a 100%. Como resultado, as rugas não se formam mesmo depois de 1,5-3 meses após o botox desaparecer.

Você pode ter a sensação de estar envelhecendo porque o botulinum toxin remove as rugas. Após o desaparecimento, você começará a usar os músculos novamente e isso resultará na formação de rugas.

Outro caso é quando uma pessoa faz injeções de botulinum toxin por 10-15 anos. O procedimento não interrompe o processo de envelhecimento, ele apenas previne a formação de rugas profundas. Portanto, depois que a pessoa para de fazer injeções da toxina botulínica, todos os sinais de envelhecimento ficam mais proeminentes e as rugas se formam mais rapidamente devido às mudanças na estrutura da pele. Isso também faz com que o cliente se sinta mais velho.

Temos uma entrevista especial com a Dra. Kobets, onde discutimos todas as perguntas comuns sobre o botox facial. Não perca a oportunidade de obter todas as informações em um só lugar!

Mito 2: Botox facial causará atrofia muscular

Na verdade, não vai. Se você não pretende ter uma máscara facial o tempo todo, a atividade dos músculos voltará com o tempo e os músculos restaurarão a força anterior.

Mito 3: Eu vou me viciar no botox

Apenas se você quiser manter os resultados desejados o tempo todo. A injeção de toxina botulínica oferece apenas resultados temporários que duram até 6 meses. É um pouco semelhante à dependência, no entanto, não é uma.

A toxina botulínica não tem influência na região cerebral ligada à dependência e atua apenas na zona injetada. Portanto, você não terá dependência física nem psicológica ao tratamento.

Mito 4: Eu terei uma máscara facial e não serei capaz de expressar as minhas emoções

Isso depende principalmente do que você deseja. Se você deseja manter a capacidade de movimentar o rosto, o médico aplicará doses menores, no entanto, o tempo de ação da toxina botulínica será reduzido.

Você pode sentir um pouco de estranheza porque não poderá agir como antes, mas a mobilidade final depende do seu pedido e da anatomia do seu rosto.

“Os pacientes precisam entender que é impossível remover todas as rugas e manter a mobilidade facial. Se os músculos puderem se mover, algumas rugas permanecerão.”

– diz a Dra. Kobets.

Sumário

A toxina botulínica no rosto é o procedimento estético mais comum no mundo. Durante o procedimento, pequenas quantidades de toxina botulínica são injetadas nos músculos faciais para bloquear a sua atividade. Isso evita a formação de novas rugas e remove as linhas existentes também.

É possível tratar quase todas as áreas com toxina botulínica, incluindo a testa, as “rugas de preocupação”, queixo e linhas ao redor dos olhos e da boca. No entanto, a parte inferior do rosto é mais delicada, devido à perda de tecido que contribui para a formação de rugas lá.

A toxina botulínica é um tratamento completamente seguro, com efeitos colaterais limitados e restrições após o procedimento. No entanto, apesar de sua ampla utilização, existem muitos mitos sobre o botox facial em relação à dependência, atrofia muscular, envelhecimento e máscara facial.

FAQ

😌 O botox facial é seguro?

Absolutamente. As doses de toxina botulínica que são usadas na medicina estética são muito pequenas para causar qualquer dano.

⏰ Quanto tempo dura o botox facial?

Os resultados duram de 3 a 6 meses após a injeção. Depende das doses aplicadas e das características individuais.

😏 É possível estender os efeitos do botox facial?

Na verdade, não. Existem alguns dados que sugerem que o zinco pode prolongar o efeito do botox, mas essa informação tem pouca base de evidência.

🤕 O botox facial é doloroso?

Depende do seu limiar de dor. A maioria das pessoas descreve a sensação como picadas de mosquito. Na maioria das áreas não é necessário aplicar creme anestésico, no entanto a área ao redor da boca é a mais sensível, então você pode pedir ao médico para usá-lo se planeja tratar essa área.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community