Blefaroplastia: o que é e como ela pode transformar você

julho 27, 2023
Blepharoplasty what is it

Se você está lendo este artigo, então já ouviu algo sobre blefaroplastia. Talvez você a veja como uma cirurgia mágica com um efeito surpreendente. E você estará certo. No entanto, esse é um tópico que precisa de muita atenção.

Nós queríamos saber tudo sobre a blefaroplastia – o que é, como é realizada, as etapas necessárias a serem consideradas e muito mais. Como resultado, entrevistamos um dos melhores cirurgiões plásticos do Rio de Janeiro e reunimos uma biblioteca completa de informações.

Portanto, não vamos perder mais tempo e explorar tudo o que você precisa saber sobre a blefaroplastia para que ela seja tranquila e segura.

Blefaroplastia: tudo sobre a cirurgia

O que é blefaroplastia? Essa cirurgia também é conhecida como operação das pálpebras. Pode parecer assustadora, mas, na verdade, é absolutamente segura e transformadora. A blefaroplastia é uma cirurgia estética popular devido à remoção do excesso de pele, rugas e gordura das pálpebras. 

Em palavras simples, a blefaroplastia ajuda a evitar os sinais de envelhecimento, como bolsas sob os olhos. Embora essa cirurgia ajude as pessoas a parecerem mais jovens e menos cansadas, a blefaroplastia também é popular por sua simplicidade e resultados rápidos. 

É um procedimento muito curto, que dura no máximo duas ou três horas. Além disso, você não precisa passar uma noite no hospital após a cirurgia. Você pode ir para casa assim que o efeito da sedação passar.

– disse Felipe Mazzillo, cirurgião plástico do Rio de Janeiro.
Blepharoplasty

Quem é um ótimo candidato para uma cirurgia de blefaroplastia?

Perguntamos ao Dr. Felipe Mazzillo sobre quem geralmente solicita a blefaroplastia. “Esse é um procedimento que a maioria das pessoas mais velhas procura, às vezes por predisposição genética. O excesso de pele nas pálpebras nem sempre está relacionado ao peso corporal. Você pode ter um peso corporal elevado e não ter excesso de gordura nas pálpebras”, respondeu ele. 

Para esclarecer, devemos dizer que às vezes você não pode sequer influenciar esse problema, pois, como disse o Dr. Filipe, pode ser uma predisposição genética e nenhuma dieta ajudará nesse caso.

Em geral, as pessoas que procuram a blefaroplastia têm esses problemas: 

  • Bolsas constantes sob os olhos
  • Pálpebras volumosas (principalmente se elas bloqueiam sua visão)
  • Excesso de pele ou gordura nas pálpebras
📝 Dica:
Você precisa ter boa saúde para fazer uma blefaroplastia. Por exemplo, não deve ser fumante ou ter diabetes.
Blepharoplasty

Como a cirurgia será feita

Você não está sozinho se tem medo de fazer a blefaroplastia. O Dr. Felipe Mazzillo diz que é uma preocupação comum, mas felizmente não há nada assustador nisso. No entanto, como a cirurgia é realizada sob anestesia, as pessoas ainda têm medo de não conseguirem acordar. 

Atualmente, as clínicas usam medicamentos modernos e técnicas operacionais testadas e seguras. No entanto, não há problema em ter medo, mas isso não deve impedi-lo de fazer a blefaroplastia se você quiser.

Antes da cirurgia, o médico pode pedir para você eliminar todos os medicamentos que afinam o sangue,  como aspirina, por pelo menos uma semana antes da cirurgia, para não ter um distúrbio de sangramento.

Upper and Lower Blepharoplasty

Blefaroplastia superior e inferior

Nem todas as pessoas interessadas na blefaroplastia sabem que existe cirurgia de pálpebra inferior e superior. Mas nós resolvemos essa questão.

A blefaroplastia superior é a operação das pálpebras superiores para tratar o excesso de pele e gordura. Durante a blefaroplastia superior, o cirurgião fará uma incisão em formato elíptico no local com excesso de pele e a removerá. Em seguida, através da incisão, o cirurgião removerá imediatamente todos os bolsos de gordura medial.

A blefaroplastia inferior é o mesmo procedimento, só que com a pálpebra inferior. O cirurgião também removerá o excesso de pele por meio de uma incisão e eliminará os bolsos de gordura indesejados (dos quais você tem três). Depois que tudo estiver pronto, o médico concluirá a cirurgia.

Aftercare and Results: What Should You Expect?

Cuidados posteriores e resultados: o que você deve esperar?

Preparar-se para a cirurgia fica mais fácil quando você sabe o que esperar e como cuidar dos seus olhos. Nós acertamos todos os detalhes com o cirurgião e estamos prontos para revelar todas as informações a você.

Cuidados posteriores

Temos boas notícias — 93% de todos os pacientes têm uma recuperação indolor. Alguns deles, entretanto, podem sentir um mínimo de dor. Além disso, seu cirurgião lhe dirá sobre compressas quentes e de gelo por três dias após a cirurgia. 

Você pode usar bolsas de gelo ou bolsas de gel frio envoltas em um pano para fazer uma compressa de gelo. Aplique a solução suavemente nas pálpebras tratadas por até 10 minutos, ou conforme indicado pelo médico. Isso ajudará a contrair os vasos sanguíneos, limitar o fluxo sanguíneo para a área de recuperação e reduzir a inflamação.

As compressas quentes são populares durante os primeiros dias após a cirurgia, pois aumentam a circulação sanguínea na área dos olhos, promovendo a cicatrização e reduzindo o inchaço. Para obter esses resultados, você também precisará colocar um pano limpo e macio embebido em água morna na área operada por alguns minutos.

Essa rotina o ajudará a se livrar dos hematomas em 15 a 30 dias. Após aproximadamente os mesmos 15 dias, você poderá voltar ao trabalho (isso vai depender do tipo de trabalho que você realiza). A recuperação completa pode durar até 30 dias. 

Resultados

O envelhecimento provoca a redução do colágeno, o que faz com que a pele fique flácida e caída. Como resultado, seu rosto pode ficar com uma aparência exausta e ainda mais velha.

Com a ajuda da blefaroplastia, você pode facilmente voltar atrás no tempo. Isso é possível devido à redução da gordura (que cerca seus olhos) e do excesso de pele. Além disso, o visual aprimorado lhe proporcionará uma aparência dos olhos melhorada e uma aparência geral muito mais jovem.

help of blepharoplasty

Há algum efeito colateral ou contraindicação?

A blefaroplastia não possui contraindicações graves, mas ainda assim, possui algumas. Primeiramente, os médicos não recomendam a blefaroplastia se você tiver doenças oftálmicas, inflamatórias, infecciosas ou virais. Além disso, essa cirurgia pode não ser a melhor opção se você enfrenta ressecamento nos olhos, alteração na pressão ocular, diabetes ou estiver grávida. Você deve estar saudável, pois assim seu corpo se recuperará sem problemas.

Felizmente, todos os efeitos colaterais da blefaroplastia são temporários. Eles podem incluir visão embaçada, olhos lacrimejantes, dor mínima, sensibilidade à luz, inchaço, hematomas e pálpebras dormentes. 

Em geral, todos eles desaparecem em 2 a 4 semanas. 

Are There Any Side Effects or Contraindications?

Como escolher o melhor cirurgião

A blefaroplastia é uma cirurgia muito precisa, portanto, o médico deve ser bem treinado. Como resultado, escolher o cirurgião certo é essencial se você quiser obter um efeito de alta qualidade. 

Pedimos ao doutor Felipe Mazzillo que nos desse algumas dicas sobre como encontrar o cirurgião ideal. Em primeiro lugar, todo país tem uma sociedade nacional de cirurgia plástica que regulamenta o conselho profissional. Portanto, Felipe recomenda procurar um cirurgião que faça parte dessa sociedade. A blefaroplastia é um procedimento específico que somente um cirurgião plástico treinado pode fazer. 

Além disso, você deve sempre procurar um ambiente adequado, como um hospital. “Você não precisa ficar internado por 24 horas após o procedimento, mas precisa estar dentro do hospital, com estruturas mínimas para lidar com qualquer evento adverso grave que possa ocorrer”, diz o Dr. Felipe Mazzillo.

Considerações finais

Todos nós podemos ter algumas características que não gostamos, e as bolsas sob os olhos não são exceção. Felizmente, o mundo de hoje se desenvolve tão rapidamente que nos oferece uma solução para quase todos os problemas.

Agora você sabe o que é blefaroplastia. É uma cirurgia que lhe devolverá a confiança e uma aparência jovem. Entretanto, há alguns detalhes aos quais você deve prestar atenção para que tudo ocorra bem.

Fizemos o possível para encontrar todas as informações necessárias e confiáveis para ajudá-lo a se tornar a melhor versão de si mesmo. Esperamos que nosso artigo tenha ajudado a esclarecer todas as suas preocupações. 

PERGUNTAS FREQUENTES

👀 Qual é o custo de uma blefaroplastia?

O preço da blefaroplastia, em média, está entre US$ 5 e 10 mil. Esse preço inclui a cirurgia em si e todas as visitas de recuperação. Você deve pagar pela consulta e pelos cuidados pós-operatórios separadamente.

👁 Em quais casos a blefaroplastia é indicada?

A blefaroplastia é ideal se você tiver bolsas sob os olhos, pálpebras caídas e excesso de pele que bloqueie sua visão ou tenha uma aparência desagradável.

⏳ Quanto tempo dura a blefaroplastia?

A blefaroplastia é uma cirurgia curta, que dura entre 3 e 5 horas. Além disso, você não precisa ficar internado no hospital.

🧨 O que pode substituir a blefaroplastia?

Existe o laser de CO2 e outros procedimentos, como preenchimentos e preenchimentos com ácido hialurônico. No entanto, eles são temporários. Os efeitos geralmente duram um ano, mas você pode tratar e reduzir alguns sinais de envelhecimento.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community