Com que frequência posso aplicar o Botox e respostas a outras 13 perguntas mais comuns

julho 9, 2023
How Often I Can Apply Botox

Com que frequência posso aplicar o Botox? É seguro? Quem não deve fazer Botox? Todas estas perguntas e muitas outras provavelmente vieram à sua mente quando você pensa sobre p procedimento. Pode ser estressante decidir se o tratamento é adequado para você. As injeções de Botox são caras e até um pouco assustadoras, principalmente se você não está acostumado com injeções. 

A Dra. Tatiana Kobets tem 20 anos de experiência em dermatologia e 18 anos com injeções de toxina botulínica. Ela é a fundadora do centro clínico KeyMed e membro da Associação Ucraniana de Dermatologistas, Venereologia e Cosmetologistas (UADVC). Anualmente, ela participa de conferências internacionais de medicina estética. 

Pedimos à Dra. Kobets que respondesse às perguntas mais típicas e compartilhasse sua experiência e conhecimento a respeito do procedimento. Dividimos a entrevista em três tópicos principais: 

O que você deve saber antes do procedimento?

What you should know before the procedure?

O que é Botox?

Botox é uma marca para a toxina botulínica A. É a neurotoxina mais difundida na esfera estética e na medicina.

Eu prefiro usar o termo “toxina botulínica”. Não é medicamente correto usar a palavra “botox” para todos os procedimentos que podemos fazer com a toxina botulínica. O Botox é apenas uma das múltiplas marcas que vendem a toxina botulínica A. Entretanto, como o Botox foi o primeiro medicamento deste grupo no mercado, ele se tornou sinônimo do próprio procedimento. 

Há muitas outras marcas no mercado além do Botox. Por exemplo, Dysport, Xeomin, e Jeuveau. 

De que é feito o Botox?

A toxina botulinum A é uma neurotoxina sintetizada por Clostridium botulinum. Esta bactéria causa botulismo se a pessoa comer alimentos contaminados com ela. As conservas caseiras de carne, peixe ou cogumelos são os produtos mais perigosos.

O botulismo é uma condição severa que pode levar a um fim letal, pois altas quantidades de toxina botulínica causam o bloqueio dos músculos respiratórios.

Como funciona o Botox?

O princípio principal é que a toxina botulínica bloqueia a transmissão do sinal entre os neurônios e os músculos. 

No estado normal, os neurônios enviam impulsos para contrair os músculos, liberando compostos especiais chamados neurotransmissores. Após injetar a toxina botulínica nos músculos, ele bloqueia a liberação desses neurotransmissores. Como resultado, os músculos relaxam. 

Como muitas rugas no rosto aparecem devido aos movimentos faciais ativos, como sorrisos ou franzidos, o relaxamento muscular leva a um alisamento das linhas e impede a formação de novas. 

Para que é utilizado o Botox?

A toxina botulínica tem muitos usos adicionais além da medicina estética. O propósito original do medicamento era o tratamento de blefaroespasmo. Este é um distúrbio oftalmológico quando há uma contração anormal dos músculos da pálpebra.

Com a toxina botulínica, podemos tratar rugas na testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha, linhas do coelho, linhas de marionete, linhas do lábio superior, queixo com covinhas e faixas no pescoço. A parte inferior do rosto é mais difícil de tratar porque muitos fatores contribuem para as rugas lá, além da atividade muscular.

Além disso, é possível levantar as sobrancelhas, mas isso não funciona para todos os pacientes, então eu avalio individualmente dependendo da atividade muscular.

As aplicações da toxina botulínica incluem tratamentos para distonia cervical, olho preguiçoso, paralisia cerebral, hiperidrose, enxaqueca crônica, disfunção da bexiga e algumas outras condições neurológicas.

Leia mais sobre botox facial e desvende o mito mais comum sobre o procedimento.
Face botox treatment areas

Áreas de tratamento do botox facial

Botox, Xeomin e Disport: qual é a diferença, e qual é o melhor?

Todos esses medicamentos são compostos da toxina botulínica A, como discutimos anteriormente. A principal diferença é o portador da toxina. Por exemplo, o Xeomin contém uma toxina pura, enquanto o Botox e o Disport incluem proteínas complexas. 

Os aditivos influenciam a difusão, o tempo de ação e a condição de armazenamento. Por exemplo, o Dysport é o mais difundido em comparação com os outros dois medicamentos, por isso é mais adequado para tratar grandes áreas. 

A questão sobre o que é melhor é difícil, porque só o médico sabe qual é o melhor para você. Cada medicamento funciona melhor com um determinado pedido. Eu recomendo ir a um especialista que trabalhe com muitos medicamentos de toxina botulínica. 

Há alguma desvantagem no Botox?

Eu provavelmente diria que a maior desvantagem do Botox é o efeito temporário. Se você quiser alcançar resultados duradouros, é necessário repetir o procedimento. 

Outra coisa é que o resultado final depende do nível de proficiência do especialista. A toxina botulínica não é uma simples injeção. É importante levar em conta a estrutura facial, a anatomia e as características individuais para obter os melhores resultados. 

Infelizmente, hoje em dia, muitas pessoas decidiram começar a dar injeções de toxinas botulínicas mesmo sem as devidas qualificações. 

Preparação para as injeções da toxina botulínica

Preparation for the botulinum toxin injections

Com que idade você deve iniciar o Botox?

O ponto de partida é indefinido, e vai de meados dos 20 anos até o final dos 30. O procedimento tem uma indicação específica. É uma formação de rugas mímicas, que não alisam mesmo em um estado relaxado. Se uma pessoa as vê no rosto, então é hora de visitar um dermatologista e discutir o plano de tratamento. 

Entretanto, a toxina botulínica só funcionará no estágio inicial de formação das rugas. Se as rugas forem muito profundas, geralmente recomendo começar com outros procedimentos para suavizar a pele e depois fixar o resultado com a toxina botulínica. A chave do sucesso aqui é ir o mais rápido possível ao especialista depois de notar os primeiros sinais de envelhecimento. 

Entretanto, na minha clínica, a maioria das pessoas não vem até mim com a intenção definida de fazer injeções de toxina botulínica. Elas vêm na primeira consulta com o problema do envelhecimento da pele, e depois desenvolvemos um plano de tratamento.

Como selecionar um bom especialista?

Bem, há alguns indicadores. O primeiro é uma educação médica de nível superior completa. Dependendo do país, a lista de especialistas que podem injetar toxina botulínica é diferente. Ela pode ser limitada a dermatologistas e cirurgiões plásticos ou a qualquer especialista com diploma em medicina. Se você não quiser verificar a lista na documentação legal, então basta verificar a presença do diploma. 

O segundo aspecto é o certificado dos cursos completos do fabricante. O que estou tentando dizer é que se uma pessoa trabalha com Botox, então ela deve completar os cursos de seu fabricante. Como discutimos anteriormente, cada medicamento tem características específicas, que precisam ser consideradas durante as injeções. 

Outro ponto é a certificação do local do procedimento. O centro médico ou gabinete privado deve ter uma licença médica. 

Quem não deve receber Botox?

As injeções de toxina botulínica têm algumas contraindicações, incluindo gravidez, lactação, síndrome miastênica de Lambert-Eaton, inflamação na área de tratamento e dermatite adversa no local do tratamento.

O que eu quero destacar é que o câncer não é uma contraindicação. Recentemente, oncologistas têm permitido que seus pacientes recebam injeções de toxina botulínica.

Meus pacientes geralmente me perguntam se podem receber uma injeção com acne. A resposta é sim para acne não grave. No entanto, se nos locais de injeção houver espinhas, nódulos ou cistos com pus, precisamos esperar até que cicatrizem.

Também há algumas situações em que o Botox funciona pior. Por exemplo, se uma pessoa recebeu uma vacina contra o botulismo ou se recuperou dessa doença que é a toxina botulínica.

Os homens também tendem a ser menos sensíveis ao botox, devido a uma maior massa muscular no rosto. Isso não significa que os homens não devam receber injeções, mas eles exigem mais doses da medicação.

Qual tópico devo discutir com o médico durante a primeira sessão?

Durante a primeira visita a um especialista, você provavelmente ouvirá algumas perguntas sobre sua vida diária e planos futuros. Minha lista de perguntas inclui o seguinte.

Em primeiro lugar, eu preciso de informações sobre tratamentos anteriores, em particular a medicação, áreas de tratamento, etc. Em segundo lugar, informações sobre medicamentos, vitaminas ou microelementos que uma pessoa toma diariamente. Por exemplo, a maioria das vitaminas diminui a duração do efeito da toxina botulínica.

Outra coisa importante são as operações ou procedimentos planejados nos próximos 2-3 meses. A anestesia remove o efeito da toxina botulínica, portanto é melhor planejar o procedimento depois.

Por último, mas não menos importante, estão as lesões nas áreas tratadas. O trauma afeta a estrutura muscular, portanto, o especialista precisa levar em consideração essas alterações.

Alcançar os melhores resultados: recomendações após o procedimento

Achieving best results

Com que frequência posso aplicar o Botox?

A frequência do procedimento é a cada 3-6 meses. Ela depende principalmente das características individuais, da quantidade e qualidade da toxina botulínica e da atividade muscular nesta zona. 

Eu recomendo tratar todas as zonas desejadas em uma única sessão. Como o procedimento é caro, muitas pessoas querem tratar as linhas da testa em uma sessão e depois as linhas dos pés de galinha em um mês. No entanto, esta é a abordagem errada, pois a toxina botulínica estimula as reações imunes. Se estimularmos com muita frequência, um dia o medicamento deixará de funcionar, porque o sistema imunológico irá neutralizá-lo. 

Às vezes, até recomendo fazer pausas de 1,5-3 meses mesmo depois que o efeito se desgaste. Antes de tudo, isto nos dá tempo para fazer outros procedimentos na zona de tratamento que não é comparável com o botox. Em segundo lugar, ajuda a diminuir a resposta imunológica ao medicamento, de modo que o resultado do próximo procedimento durará mais.

Veja as fotos do antes e depois e leia mais sobre o procedimento.

Quais são as restrições após o procedimento?

O que eu recomendo aos meus pacientes é evitar exercícios cardiovasculares por 24-48 horas, pois um fluxo sanguíneo intenso pode resultar em difusão excessiva do medicamento e levar a um resultado inesperado. 

Além disso, os pacientes devem evitar qualquer procedimento térmico como uma sauna ou banho de sol durante uma semana após o procedimento. 

Não há restrições alimentares rígidas, exceto no que diz respeito ao consumo de álcool. Deve ser evitado por até 48 horas.

Também há uma recomendação hilária sobre manter a posição vertical por horas. Este é o antigo padrão e os medicamentos modernos não exigem isso. Mesmo que levemos em consideração essa recomendação, na maioria dos casos, as pessoas não deitam imediatamente. Elas usam transporte para ir para casa, encontrar amigos ou tomar um café, então elas mantêm sua posição vertical pelo menos por uma hora e isso é suficiente. 

A última coisa é que se você tiver um dispositivo de elevação ou contorno em casa, não o utilize no local tratado. A mesma lógica funciona com tratamento profissional. Recomendo discutir com especialistas todos os tratamentos com antecedência. A toxina botulínica não pode remover rugas profundas, portanto, se um paciente as possui, nós as suavizamos com outros procedimentos e depois corrigimos o resultado com a toxina botulínica.

Quais são os efeitos colaterais do Botox?

As injeções de toxina botulínica são procedimentos seguros. Após o procedimento, haverá pequenas espinhas nos locais de injeção, que desaparecem em cerca de uma hora.

Os efeitos colaterais mais comuns são hematomas, inchaço ou dor nos locais de injeção. Estes efeitos desaparecem em 7-10 dias após o procedimento. 

Outro efeito, que meus pacientes relatam, são algumas mudanças no movimento facial. Como bloqueamos alguns grupos musculares, outros tentam compensar sua função e isso provoca uma sensação de desconforto. No entanto, os pacientes se acostumam rapidamente a estas sensações, mas o resultado positivo permanece. 

A dor de cabeça leve é outro possível efeito colateral a curto prazo, mas em alguns dias, ela também desaparece. 

Os efeitos colaterais suaves incluem assimetria, queda da pálpebra ou sobrancelha, ou inchaço da pálpebra. Normalmente, eles estão ligados à execução errônea do procedimento. Alguns pacientes tendem a desenvolver estes efeitos colaterais. Por exemplo, se uma pessoa sempre mantém a testa em tensão e levanta as sobrancelhas para abrir os olhos, provavelmente após o procedimento, suas sobrancelhas cairão. 

Em relação à pálpebra inchada, é também uma questão de tendência. Quero dizer, se uma pessoa tem um excesso de volume nessa área, é provável que tenha esse efeito colateral. O que recomendo aos meus pacientes é massagear um pouco essa área para estimular a remoção de excesso de água. Se a pálpebra inchada não desaparecer em uma semana, então é resultado de um procedimento ruim.

É possível corrigir os maus resultados do Botox?

Sim, é ridículo quando um especialista diz algo como “espere 3-6 meses”. Isso não é solução se um paciente tiver um olho ou sobrancelha caídos.

Recuperar-se de resultados ruins de botox requer tempo e paciência. Como a toxina botulínica bloqueia a atividade muscular, precisamos estimulá-la com diferentes procedimentos. Por exemplo, eu realizo lifting SMAS, microcorrentes e massagem. Geralmente, leva até 3 semanas de procedimentos regulares para ver as melhorias.

Também é possível corrigir o resultado em casa com uma rotina diária adicional. Dispositivos com microcorrentes ou radiofrequência proporcionam o mesmo efeito que os tratamentos realizados no consultório.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community