Como a abdominoplastia com lipo transforma corpos e vidas

novembro 22, 2023
abdominoplastia com lipo

Todos os anos, os cirurgiões plásticos realizam mais de 2,3 milhões de lipoaspirações e 1,1 milhão de abdominoplastias em todo o mundo[1]. Esses números impressionantes classificam a lipoaspiração como o primeiro e a abdominoplastia como o quarto procedimento de cirurgia plástica mais popular. Em alguns casos, o médico pode combinar a abdominoplastia com a lipoaspiração e essa decisão tem muitas implicações, desde o preço até o tempo de recuperação. Este artigo explica todos os detalhes essenciais e ajuda você a decidir se esse tipo de cirurgia é adequado para você.

Começaremos explicando o que é abdominoplastia com lipo e por que esses procedimentos podem ser realizados simultaneamente. Em seguida, vamos esclarecer os critérios que podem torná-lo um candidato à cirurgia e mostraremos alguns exemplos de operações bem-sucedidas. Também é fundamental saber como se preparar e se recuperar do processo e quais são os riscos. Por fim, entramos em contato com o Dr. Mohammed Alshehab, um cirurgião certificado pelo conselho de Berlim, para responder às perguntas mais urgentes, inclusive quanto custa uma abdominoplastia com lipo. Muitas informações estão por vir, portanto, fique ligado!

O que é abdominoplastia com lipo?

A abdominoplastia é um procedimento de cirurgia plástica que remove o excesso de pele do abdômen e tensiona os músculos abdominais enfraquecidos. Discutiremos o processo cirúrgico na seção de insights, mas, em resumo, o médico faz uma incisão na parte inferior do abdômen, levanta e corta cuidadosamente o excesso de pele. O tamanho e a forma da incisão podem ser diferentes: uma incisão curta é chamada de “mini abdominoplastia” e uma incisão mais longa é conhecida como “abdominoplastia total”.

Abdominoplasty
A anatomia da área abdominal

A lipoaspiração é um procedimento minimamente invasivo que remove bolsas de gordura localizadas. Para realizá-lo, o cirurgião faz pequenas incisões na área-alvo e usa tubos finos chamados cânulas para remover o excesso de gordura.

💉
A lipoaspiração é, de longe, a cirurgia plástica mais popular do mundo. Se estiver pensando em se submeter a essa cirurgia e precisar de informações mais detalhadas, consulte nosso artigo dedicado à lipoaspiração.

Em muitos casos, a combinação da abdominoplastia com a lipoaspiração melhora os resultados estéticos. Há três objetivos principais que um cirurgião busca ao realizar uma operação desse tipo:

👤 Melhorar o contorno

As técnicas de lipoaspiração oferecem aos médicos mais maneiras de definir o contorno corporal e torná-lo mais suave, principalmente nas áreas da cintura e do quadril. Como resultado, o paciente obtém um corpo mais parecido com uma ampulheta e uma silhueta esteticamente agradável.

🧑‍⚕️ Personalizar a abordagem

Cada paciente é único, e quanto mais o cirurgião puder se ajustar às características individuais do corpo, melhor será o resultado. A realização da abdominoplastia com lipo permite uma abordagem personalizada que trata de áreas problemáticas específicas.

Reduzir a recuperação da cirurgia

A realização de ambos os procedimentos juntos geralmente é mais fácil e econômica para o paciente. Ele só precisa se submeter a uma anestesia, cirurgia e período de recuperação. Embora a recuperação após a abdominoplastia combinada com lipo ainda seja significativa, ela pode ser mais curta do que se os procedimentos fossem realizados separadamente. Por sua vez, isso significa que a cirurgia causa menos interrupções nas atividades regulares do paciente.

abdominoplastia

Agora que você conhece os fundamentos, responderemos à primeira pergunta essencial: “Quando devo considerar a possibilidade de fazer uma abdominoplastia com lipoaspiração?”

O que faz de você um candidato a uma cirurgia?

Adicionar a lipoaspiração à abdominoplastia é uma decisão muito complexa e só pode ser tomada por um cirurgião experiente. O médico realizará um exame médico completo, planejará as mudanças no contorno corporal e, em seguida, recomendará ou desencorajará a operação. No entanto, conhecer os critérios de candidatura moldará as expectativas razoáveis e o ajudará a fazer perguntas esclarecedoras no consultório do médico.

O principal motivo para considerar a cirurgia plástica é a grande quantidade de excesso de pele e gordura na área abdominal.

“Fazemos o teste de pinça para avaliar a necessidade da operação – um candidato típico tem mais de 4 centímetros de pele e gordura. Eles têm excesso de pele que pode ser puxado com a mão da região umbilical em direção à parte inferior do abdêmen”

– diz o Dr. Mohammed Alshehab.

Geralmente, o excesso de pele se torna perceptível após uma perda de peso significativa, gravidez ou como resultado de processos de envelhecimento. Além disso, há fatores que o especialista deve avaliar antes da operação.

💪 Boa saúde geral

Os candidatos à cirurgia devem ter boa saúde em geral, sem nenhuma condição médica que possa aumentar os riscos associados à cirurgia. Isso inclui doenças cardíacas, diabetes e hipertensão não controlada. Ainda é possível realizar uma operação se uma pessoa tiver alguns desses problemas, mas o cirurgião terá que adaptar sua abordagem e monitorar a saúde do paciente de perto.

abdominoplastia

⚖️ Peso estável

O paciente deve ter um peso estável e saudável. Lembre-se de que a abdominoplastia e a lipoaspiração não são procedimentos para perda de peso, mas sim cirurgias de contorno corporal. O Dr. Alshehab observa que a operação não deve ser realizada se o IMC do paciente for igual ou superior a 28.

🚭 Não fumar ou beber muito

Normalmente, um médico especialista pede aos pacientes que parem de fumar algum tempo antes de qualquer cirurgia, não apenas da abdominoplastia com lipo. O fumo e o consumo excessivo de álcool podem interferir na capacidade de cicatrização do corpo, afetar a coagulação do sangue e, por fim, comprometer os resultados da cirurgia.

Abdominoplastia com lipo: antes e depois

Vamos agora dar uma olhada em alguns exemplos de cirurgias que conseguiram transformar a aparência dos pacientes de forma dramática. As fotos são do site da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos. À esquerda estão as fotos pré-operatórias e, à direita, as fotos pós-operatórias.

Uma abdominoplastia bem-sucedida com lipoaspiração um ano após a operação. Observe como o cirurgião conseguiu alterar o contorno do corpo.
Uma abdominoplastia bem-sucedida com lipoaspiração um ano após a operação. Observe como o cirurgião conseguiu alterar o contorno do corpo. 
Esta paciente queria remodelar a área abdominal após a gravidez. A lipoaspiração concomitante foi usada nesse procedimento.
Esta paciente queria remodelar a área abdominal após a gravidez. A lipoaspiração concomitante foi usada nesse procedimento.
Como dissemos, a abdominoplastia com ou sem lipoaspiração também pode ser realizada no corpo masculino.
Como dissemos, a abdominoplastia com ou sem lipoaspiração também pode ser realizada no corpo masculino.
abdominoplastia
E essa paciente tinha uma condição chamada
diastasis, que foi corrigida pela abdominoplastia com translocação umbilical.


Como se preparar e se recuperar da operação?

Preparação para a operação

Quando você vai ao consultório médico pela primeira vez, não espera ser operado amanhã. Não só porque o médico pode não ter horários disponíveis, mas também porque o paciente precisa de tempo para implementar todas as recomendações médicas. Normalmente, o paciente precisa passar por várias avaliações médicas, fazer ajustes no estilo de vida (como parar de fumar) e, às vezes, começar a tomar suplementos alimentares.

No caso da abdominoplastia com lipo, o cirurgião redireciona o paciente para o consultório de um radiologista para fazer o exame de ultrassom do abdômen. Ele é feito para excluir a possibilidade de hérnia. Você também deve esperar procedimentos padrão de exames de sangue e várias outras avaliações físicas, dependendo da sua condição.

Um descompasso entre as expectativas e a realidade pós-cirúrgica pode ser um duro golpe psicológico. Portanto, criar expectativas realistas é um aspecto essencial do período pré-cirúrgico. Embora a operação em si seja indolor, você precisa estar preparado para uma dor moderada que dura alguns dias após a cirurgia. Em geral, é função do cirurgião explicar os possíveis resultados estéticos, os riscos e as implicações de longo prazo da operação. Nesse sentido, ver fotos de antes e depois é muito útil, mas, é claro, cada paciente tem características individuais e somente um cirurgião qualificado pode fazer previsões confiáveis para o pós-operatório.

A obtenção de resultados ideais também é responsabilidade do paciente, portanto, agora discutiremos o processo de cuidados pós-operatórios, o que você precisa fazer para garantir que a recuperação ocorra sem problemas

abdominoplastia

Cronograma de recuperação

É fundamental seguir as instruções do cirurgião em todas as etapas do processo de recuperação. Um cronograma típico pós-cirurgia pode ser o seguinte:

Estágio 1: recuperação inicial

Os primeiros cinco dias após a cirurgia são os mais difíceis e os mais importantes para o bem-estar do paciente, devido à dificuldade de movimentação e aos níveis desagradáveis de dor. É necessário que o paciente use roupas de compressão para minimizar o inchaço e auxiliar no processo de cicatrização. Além disso, o médico pode colocar drenos sob a pele para coletar o excesso de fluidos. Eles precisarão ser esvaziados de acordo com as instruções.

O Dr. Alshehab nos disse que recomenda que seus pacientes comecem a tomar banho a partir do segundo dia após a cirurgia.

Acho que isso é um fator importante para a recuperação do paciente. Se puderem tomar banho, eles se sentirão renovados e, por fim, isso ajudará a cicatrizar melhor as feridas. Isso faz parte da minha filosofia. Durante os cinco anos em que realizei essas operações, nunca tive nenhum problema relacionado à água em si

– diz o Dr. Alshehab.

Estágio 2: recuperação contínua

Normalmente, a maior parte da dor desaparece no décimo dia após a cirurgia. O inchaço e os hematomas diminuem, embora algum inchaço possa persistir por várias semanas. O paciente pode aumentar gradualmente a atividade e começar a cuidar da cicatriz, o que pode incluir o uso de lençóis de silicone ou cremes.

abdominoplastia

Estágio 3: recuperação em médio prazo

Após dez dias, os pacientes geralmente estão aptos a realizar todos os tipos de atividades que desejarem, exceto levantamento de peso pesado. Após quatro semanas, a prática de esportes não só é possível, como também é incentivada. As cicatrizes continuarão a desaparecer e a se achatar, mas tenha cuidado com a exposição à luz solar direta. Além disso, continue usando a roupa de compressão até a 8ª semana.

Estágio 4: implicações de longo prazo

A abdominoplastia com lipo é uma operação que tem implicações significativas a longo prazo no estilo de vida do paciente. Como diz o Dr. Alshehab, “Essa cirurgia é um divisor de águas para o paciente porque, após o procedimento, ele precisa começar a fazer algum tipo de atividade física. Não seja agressivo, mas tente fazer sessões de esportes duas ou três vezes por semana. Eu diria que faço 40% do trabalho – os 60% restantes dependem do paciente.

😴 Verdict:
A recuperação e o controle da dor são tópicos extremamente importantes que merecem uma cobertura separada. Se você quiser ganhar mais confiança com esse aspecto da cirurgia, sinta-se à vontade para explorar nosso artigo relacionado.

Riscos cirúrgicos e medidas de segurança

Alguns riscos são inerentes a qualquer cirurgia, mas alguns são característicos da cirurgia abdominal. Em geral, a cirurgia sempre traz o risco de sangramento intenso durante a operação. O cirurgião sempre avalia a probabilidade de tais complicações determinando a coagulação do sangue antes do procedimento. Outros riscos incluem cicatrizes e a possibilidade de infecção. Se o médico escolher o tamanho correto da incisão e não tiver problemas de sangramento, a cicatriz se tornará praticamente invisível após a recuperação completa. Outra boa notícia é que as infecções são muito raras e podem ser facilmente atenuadas com antibióticos regulares.

abdominoplastia

Ao mesmo tempo, a abdominoplastia com lipo tem riscos mais específicos, como seroma, necrose da pele e trombose.

  • Seroma

O seroma, que é um acúmulo de líquido sob a pele, é um problema frequente, mas pode ser tratado com os cuidados pós-operatórios adequados – se o paciente drenar o líquido conforme as instruções, o seroma diminuirá gradualmente e não representará uma ameaça séria.

  • Necrose da pele 

Há uma chance de danificar os tecidos responsáveis pelo suprimento de sangue para a pele abdominal ao realizar a lipoaspiração, o que pode causar necrose da pele. Isso costumava ser um problema sério, mas os avanços da tecnologia moderna fazem um ótimo trabalho para mitigar esse risco, e discutiremos isso mais adiante neste artigo.

  • Trombose

A trombose é uma condição em que há formação de coágulos sanguíneos nas veias, o que pode representar uma ameaça muito séria. Entretanto, os cirurgiões podem evitar essas complicações usando medicamentos para afinar o sangue e meias de compressão durante a operação.

De modo geral, a abdominoplastia com lipo é considerada um procedimento extremamente seguro, conforme confirmado por vários estudos longitudinais[2].

Insights de um especialista

O Dr. Alshehab, que tem mais de uma década de experiência na área e realiza abdominoplastia com lipo quase todas as semanas, gentilmente concordou em nos fornecer uma perspectiva privilegiada sobre o procedimento, e temos algumas ideias que gostaríamos de compartilhar com você!

Insights from a Specialist

Abordagem cirúrgica e tecnologia de ponta

Houve vários avanços tecnológicos nos campos da cirurgia abdominal e da lipoaspiração que ajudaram a minimizar os riscos (principalmente o risco de necrose da pele). Uma das melhoras mais proeminentes é a tecnologia VASER[3]. O Dr. Alshehab tem muita experiência com ela e elogia a tecnologia:

“O VASER é um método de lipoaspiração por ultrassom. Ele me permite preservar o tecido conjuntivo e, ao mesmo tempo, remover a gordura de forma eficaz. Mesmo que eu precise remover apenas uma pequena quantidade de gordura, eu ainda uso o VASER porque ele me dá mais mobilidade no tecido conjuntivo”

Custo da abdominoplastia com lipo

Em primeiro lugar, a abdominoplastia com lipo não é um procedimento simples ou curto (na verdade, pode durar até 5 horas). Mas muitos outros fatores influenciam o preço da lipoabdominoplastia. Quando perguntado sobre a divisão de custos, o Dr. Alshehab explicou que o número final depende das características individuais do paciente, como IMC, a necessidade de transferência de gordura ou anestesia mais forte. Obviamente, o preço também depende do país, mas é improvável que seja inferior a US$ 7.000 (R$ 35.000 ou € 6.600).

Resumo

A abdominoplastia com lipo, uma combinação de dois procedimentos populares de cirurgia plástica, oferece opções estéticas aprimoradas para o contorno corporal. No entanto, nem todos os pacientes precisam dela, por isso começamos discutindo os critérios de candidatura em detalhes. A seção antes e depois da abdominoplastia com lipo é útil para criar expectativas realistas, ao mesmo tempo em que o conhecimento dos riscos da cirurgia e sua mitigação funciona como um reforço da confiança.

Para obter resultados estéticos bem-sucedidos, você deve seguir as instruções de cuidados pré e pós-operatórios que discutimos aqui e em um artigo sobre o processo de recuperação. Por fim, os insights compartilhados por um cirurgião plástico certificado, Dr. Mohammed Alshehab, entre outras coisas, responderam a uma pergunta sobre o custo da abdominoplastia com lipo, que é, obviamente, um fator decisivo para muitos pacientes.

Esperamos que a leitura tenha sido informativa e que você tenha aprendido as coisas mais importantes que facilitarão sua transformação estética!

FAQ

🧐 Posso fazer uma abdominoplastia e uma lipoaspiração juntas?

Sim, você pode! A abdominoplastia com lipo funciona bem para pacientes que têm excesso de pele e gordura na área abdominal. Geralmente, é melhor realizar esses dois procedimentos simultaneamente do que separadamente.

💰 Quanto custa a abdominoplastia com lipoaspiração?

Ocusto da abdominoplastia com lipo depende de uma variedade de fatores, incluindo o peso do paciente, o país e o tipo de abdominoplastia. No entanto, você pode esperar que o preço fique em torno de US$ 7.000 (R$ 35.000 ou € 6.600)

😱 Quais são os riscos de fazer uma abdominoplastia e uma lipoaspiração?

Os riscos comuns de qualquer tipo de cirurgia incluem sangramento, cicatrização e infecção. Os médicos também tomam medidas para evitar problemas como seroma, necrose da pele, trombose, etc.

⏰ Quanto tempo leva para se recuperar de uma abdominoplastia com lipo?

A experiência de cada pessoa é diferente, mas, em geral, a recuperação completa da abdominoplastia com lipoaspiração leva de quatro meses a um ano.

⚖️ Quantos quilos são perdidos após a abdominoplastia com lipo?

O peso da gordura removida pela abdominoplastia com lipo é de 1,5 a 4,5 quilos. Entretanto, lembre-se de que não se trata de uma cirurgia para perda de peso, mas de um procedimento de contorno corporal.

Referências

[1] International Society of Aesthetic Plastic Surgery. (2022). ISAPS International survey on aesthetic/cosmetic procedures performed in 2022. https://www.isaps.org/media/a0qfm4h3/isaps-global-survey_2022.pdf

[2] Brauman, D., van der Hulst, R. R. W. J., & van der Lei, B. (2018). Liposuction Assisted Abdominoplasty: An Enhanced Abdominoplasty Technique. Plastic and reconstructive surgery. Global open, 6(9), e1940.

[3] Hoyos, A., Perez, M. E., Guarin, D. E., & Montenegro, A. (2018). A report of 736 high-definition lipoabdominoplasties performed in conjunction with circumferential VASER liposuction. Plastic and Reconstructive Surgery, 142(3), 662-675.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community