O que é o Botox no rosto — Guia para iniciantes no procedimento

julho 2, 2023
botox-no-rosto-antes-e-depois

Você provavelmente já ouviu falar sobre as injeções de botox, também conhecido como toxina botulínica. Este procedimento está entre os mais difundidos para remover rugas e parecer mais jovem. No entanto, apesar de sua popularidade, ainda há muita incompreensão em relação ao procedimento.

Além disso, antes de decidir se o botox é adequado para você, é necessário entender claramente as possibilidades e limitações do tratamento. Expectativas realistas são a melhor maneira de obter resultados satisfatórios.

Criamos este artigo em colaboração com a Dra. Tatiana Kobets. Ela é dermatologista com 20 anos de experiência e proprietária do centro de cosmetologia “KeyMed”. A Dra. Kobets trata pessoas com toxina botulínica há 18 anos.

Saiba mais sobre injeções de toxinas botulínicas e sua aplicação na medicina.

O que é o botox no rosto?

O botox é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Durante o procedimento, uma pequena quantidade da toxina é injetada nos músculos superficiais do rosto.

No estado normal, o cérebro envia sinais neurais aos músculos para contrair ou relaxá-los. Após a injeção, a toxina botulínica bloqueia a transmissão dos sinais, fazendo com que os músculos parem de se contrair.

A atividade muscular excessiva causa danos à pele o tempo todo, resultando na formação de rugas. Depois que os músculos são relaxados, a pele suaviza em 10-14 dias.

As injeções de toxina botulínica podem funcionar tanto com rugas dinâmicas quanto estáticas. As linhas dinâmicas são formadas no momento da expressão facial, mas suavizam durante o relaxamento. As rugas estáticas são formadas devido à perda de elasticidade da pele e de colágeno.

O botox pode tratá-las apenas na primeira fase de formação, no entanto, após ficarem muito profundas, é melhor combinar o tratamento com preenchedores.

Áreas do Botox no rosto: antes e depois

Testa

Esta é a área mais comum para a injeção de toxina botulínica, pois é muito fácil de tratar. Também é a primeira zona onde as primeiras rugas podem aparecer, tornando-se um ponto de partida no tratamento. Linhas horizontais na testa são formadas devido ao envolvimento da testa na expressão de diferentes emoções, como surpresa ou interesse.

Você já notou linhas na testa em seu rosto? Leia mais sobre o botox na testa e como você pode se beneficiar com isso.
forehead botox

Entre as sobrancelhas 

Injeções nesta área corrigem a aparência de irritação e cansaço. Existem alguns experimentos que mostram que o bloqueio da atividade muscular nessa região pode melhorar o humor.

Between eyebrows or elevens

Levantamento de sobrancelhas

Injeção na sobrancelha superior pode levantar a sobrancelha. Entretanto, este procedimento não é adequado para todas as pessoas e os resultados dependem principalmente da estrutura muscular daquela zona.

Pés de galinha

“Pés de galinha” é um termo comum usado para descrever as pequenas rugas que se formam ao redor dos olhos com a idade. A pele nessa área é fina e requer atenção especial para evitar pálpebras caídas ou inchadas.

Crow’s feet

Linhas de coelho

Essas são as “linhas do coelho”, que aparecem no nariz quando alguém sorri ou ri. Com o envelhecimento, essas linhas podem se tornar mais proeminentes. Algumas pessoas são mais propensas a desenvolvê-las devido ao uso excessivo dos músculos responsáveis pelas expressões faciais

Queixo com covinha

Outro nome para o queixo com covinha é queixo de pepino em conserva. Com o envelhecimento, há uma perda de colágeno e uma reação excessiva dos músculos na área, o que torna essas covinhas mais visíveis. 

Dimpled chin

Linhas de sorriso ou linhas de marionete

Elas vão do canto da boca até a mandíbula. Embora as injeções de botox possam ajudar a reduzir a aparência dessas linhas, os preenchedores também são opções nessa área. Os preenchedores são usados para restaurar o volume de tecido perdido ali para suavizar a pele por dentro.

Smile lines or marionette lines

Linhas de fumantes

Apesar do nome, essas rugas não são causadas apenas pelo fumo. A exposição ao sol, o envelhecimento e os lábios ressecados contribuem para a sua formação. A toxina botulínica pode suavizar significativamente a aparência dos lábios.

Smoker’s lines

Faixas de pescoço 

As linhas horizontais e verticais aparecem no pescoço com o envelhecimento. O botox evita a flacidez muscular e a formação dessas rugas pouco atraentes.

Neck bands

Qual é a melhor idade para iniciar o Botox?

A idade em que as rugas aparecem depende principalmente das características individuais. Algumas pessoas começam a ter rugas na testa aos 20 anos, enquanto outras podem não ter sinais de envelhecimento até os 30 anos. Em média, a idade inicial varia entre meados dos 20 anos até início dos 30 anos.

Como procedimento médico, o botox no rosto tem uma indicação: a presença de linhas no rosto em estado relaxado. Um fato interessante é que não há necessidade de fazer um procedimento preventivo antes de ter uma indicação para o procedimento. No entanto, assim que você notar as rugas, é sinal de que é hora de consultar um dermatologista.

Você também precisa entender que o botox não pode tratar rugas profundas. Nesse caso, o especialista realizará um tratamento adicional para suavizar a pele e, em seguida, usar uma injeção de botox para fixar o resultado por um período mais longo.

Esta e muitas outras perguntas que discutimos na entrevista com a Dra. Kobets. Não perca nenhuma dúvida sobre o procedimento de botox.

5 coisas a se considerar antes do botox facial

5 things to consider before facial botox

#1. Seleção de um especialista profissional

Em primeiro lugar, peça para verificar se o especialista possui uma formação médica superior completa. A lista de especialistas autorizados a fazer injeções de botox varia dependendo do país. Ainda assim, é melhor receber injeções de um médico que trabalhe com anatomia e estrutura facial, como dermatologista, cirurgião plástico ou dentista.

O segundo critério é verificar a presença de certificados de cursos completos sobre injeções de toxina botulínica. Eles devem ser do fabricante do medicamento usado para o procedimento. Cada marca de toxina botulínica tem características específicas no processo de trabalho, como armazenamento, taxa de diluição, difusão na pele, etc. É impossível completar cursos apenas para Botox e depois trabalhar com outro medicamento. Portanto, seja muito atento.

Outro fator que você precisa considerar é a licença médica do local do procedimento. É uma má ideia ir à casa de alguém ou a um consultório privado sem licença e receber o procedimento lá.

O último conselho é verificar as avaliações na internet. Existem muitos recursos onde você pode encontrar avaliações de clientes reais sobre a clínica ou especialista em particular. Faça sua própria pesquisa antes de se inscrever.

Não hesite em pedir qualquer prova de proficiência que você precisar, porque esta é sua segurança e você paga pelo procedimento.

#2. Conselho antes do procedimento

A única restrição que você deve seguir é em relação ao álcool. Você deve evitá-lo por 24-48 horas antes do procedimento. Isso garantirá uma boa cicatrização e recuperação.

Existem também algumas outras recomendações.

Antes de ir para o procedimento, agende uma consulta com um especialista. É preciso planejar antecipadamente todas as áreas de tratamento e tratá-las em uma única sessão. Como a toxina estimula o sistema imunológico, injeções frequentes causam resistência à toxina botulínica, então o procedimento futuro funciona pior.

Outra vantagem da consulta prévia é o desenvolvimento do plano de tratamento. Com o envelhecimento, a estrutura do rosto se torna diferente, então você pode precisar de outros procedimentos para parecer mais jovem.

#3. Restrições após o procedimento

As injeções de toxina botulínica têm uma lista limitada de restrições. Podemos dividi-las em períodos:

24-48 horas– Ban alcohol consumption
– Avoid intensive cardio exercise a week
Uma semana– Não planeje nenhum procedimento de aquecimento, como sauna ou banho de sol
Até que o efeito se desgaste– Não aplique nenhum procedimento estético intensivo que estimule o fluxo sanguíneo ou a contração muscular no tratamento. Por exemplo, lifting e microcorrentes.

#4. Efeitos colaterais

#4. Side effects

As injeções de Botox são seguras desde que realizadas por um médico experiente. A maioria dos efeitos colaterais desaparece em 2 semanas após o procedimento. Na maioria dos casos, eles estão limitados a:

  • Hematomas, dor e inchaço nos locais das injeções
  • Dor de cabeça leve ou sintomas semelhantes aos da gripe
  • Pálpebras inchadas

Os efeitos colaterais leves incluem queda de pálpebras e sobrancelhas. A administração incorreta do medicamento é a razão para esses efeitos colaterais. Se um especialista usar muita medicação ou colocá-la muito baixa do que o necessário, resulta em uma queda inesperada.

Geralmente, leva mais de um mês antes que a situação comece a melhorar. No entanto, é possível acelerar esse processo.

Tratamentos que estimulam a atividade muscular e o fluxo sanguíneo no local tratado agem como um antídoto para a toxina botulínica. Por exemplo, lifting, bio revitalização e microcorrente são todos eficazes contra a ptose. Dispositivos domésticos também são úteis, você precisa usá-los diariamente para ver melhorias em 2 a 3 semanas.

As pessoas também têm medo de ficar com o rosto congelado. Se esta for a sua primeira vez com a injeção de toxina botulínica, recomendamos começar com uma dose decente. É difícil prever a reação ao medicamento, mas é mais fácil adicionar medicação com o tempo do que tratar um rosto “mascarado”.

#5. Frequência dos tratamentos

O tempo médio entre os procedimentos é de 3 a 6 meses. Isso depende da atividade muscular individual, da dose aplicada e do medicamento utilizado.

Também é útil fazer pausas curtas após o efeito desaparecer. Até 3 meses após o efeito do botox desaparecer, o músculo não pode funcionar a 100%. Isso também impede a formação de rugas.

Além disso, você pode usar esse intervalo de tempo para realizar outros procedimentos no rosto que proporcionam um efeito anti-envelhecimento, como lifting ou biorevitalização.

O último benefício da pausa adicional entre os procedimentos é que ajuda o corpo a descansar um pouco do toxina. Assim, o resultado da próxima injeção durará mais do que anteriormente.

Quem não deve receber botox no rosto?

As injeções de toxina botulínica têm as seguintes contraindicações:

  • Cicatrizes de queloides
  • Transtornos neuromusculares
  • Alergias à toxina botulínica
  • Transtorno dismórfico corporal
  • Gravidez
  • Amamentação
  • Miopatias da esclerose lateral amiotrófica

Além disso, pacientes acima de 70 anos devem considerar a injeção de toxina botulínica com cautela devido ao excesso de atrofia muscular no rosto.

A alergia ao botox também é uma contraindicação. No entanto, é uma condição extremamente rara. 

Sumário

O botox no rosto é um procedimento generalizado que pode suavizar rugas estáticas dinâmicas e não profundas, uma vez que bloqueia a atividade muscular. 

Você pode receber injeções de botox se tiver linhas na testa, linhas de expressão, linhas de coelho, queixo com covinhas, linhas de marionete, linhas de fumantes e faixas no pescoço.

Você deve prestar atenção extra na seleção de um especialista experiente para o procedimento. Com um bom profissional, você criará um plano de tratamento, receberá consultoria sobre dicas de cuidados antes e depois e evitará muitos efeitos colaterais, como ptose ou assimetria.

FAQ

😢 Como é receber injeções de botox?

É um pouco desconfortável receber injeções de toxina botulínica. Para a grande maioria, parece uma picada de mosquito e não requer nenhum creme anestésico. O procedimento leva até 15 minutos, dependendo da zona. Normalmente, você receberá até 20 injeções em um local.

📅 Qual idade é perfeita para o Botox para mulheres?

A idade entre meados dos 20 e início dos 30 anos é a melhor. Depois que você começar a ver os primeiros sinais de rugas estáticas, é melhor marcar uma consulta.

❌ Existe um lado negativo do Botox no rosto?

O principal inconveniente da toxina botulínica é que ela proporciona resultados temporários. Outra desvantagem é que muitas coisas dependem da qualificação e da experiência do especialista, portanto, pode ser difícil encontrar um bom médico. A última é que efeitos colaterais moderados como assimetria ou ptose são difíceis de remover.

↩️ O Botox no rosto pode ser revertido?

A solução não é imediata e pode reverter os resultados do botox. Mesmo assim, não há necessidade de esperar por 6 meses até que o resultado se desgaste. Você pode estimular o fluxo sanguíneo e a atividade muscular com massagem, microcorrentes, lifting e outros procedimentos para retornar ao estado normal em 2-3 semanas.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community