Você deve realizar um Botox na testa? Análise da médica [2024]

julho 13, 2023
Should You Have a Forehead Botox? Doctor’s Review [2023]

Quem nunca sonhou em ser jovem para sempre? Enquanto o envelhecimento ainda é irreversível, a medicina estética criou muitos tratamentos que ajudam a manter uma aparência fresca e atraente por mais tempo. O Botox é provavelmente o mais comum entre eles.

As linhas da testa são os primeiros sinais de envelhecimento que você pode notar no rosto. A testa está envolvida em muitas expressões faciais, desde a surpresa até a carranca. Além disso, fatores ambientais, exposição ao sol e estresse resultam no desenvolvimento precoce das linhas. Portanto, não é surpresa que o botox na testa se tornou um procedimento regular para milhões de pessoas ao redor do mundo e atraia mais pacientes a cada ano.

Apesar da injeção de toxina botulínica ser tão difundida, há muitas informações tendenciosas na internet que se baseiam em padrões antigos, suposições pessoais e mitos.

Para fornecer apenas informações confiáveis sobre o botox na testa, escrevemos este artigo em estreita colaboração com a Dra. Tatiana Kobets, dermatologista com 18 anos de experiência em injeção de toxina botulínica. Ela é proprietária da clínica estética e participa regularmente de conferências internacionais sobre injeção de toxina botulínica.

O que é o botox na testa?

A toxina botulínica é uma neurotoxina que bloqueia a transmissão entre os neurônios e os músculos. No estado normal, as bordas dos neurônios liberam alguns mediadores para induzir a contração muscular. Após a injeção, a toxina bloqueia a liberação e relaxa os músculos.

O fato interessante é que a toxina botulínica foi descoberta para a medicina estética por acaso. Ela foi usada para tratar algumas condições oftalmológicas quando os médicos notaram que ela suavizava as rugas ao redor dos olhos. Desde então, a história da toxina botulínica como um procedimento cosmetológico começou.

As injeções de botox na testa são usadas para alisar linhas horizontais e verticais e dobras entre as sobrancelhas. O médico injeta a toxina com uma agulha fina nos músculos da testa para relaxá-los. 

Você deve entender que as injeções de botox não podem tratar todos os tipos de rugas. Na face, temos dois tipos de linhas: as dinâmicas e as estáticas. 

  • As linhas dinâmicas são causadas por movimentos musculares, portanto, as injeções de botox são eficazes para tratá-las.
  • As linhas estáticas ocorrem devido à perda de colágeno e elasticidade da pele durante o envelhecimento. Para elas, o botox deve ser combinado com outros tratamentos para restaurar o volume perdido.
Além da testa, as injeções de toxina botulínica são usadas para suavizar os pés de galinha, linhas de marionete, linhas nasais e outras áreas faciais. Confira o artigo sobre botox facial para saber mais.
Source: KeyMed

Fonte: KeyMed

Source: KeyMed

Fonte: KeyMed

Source: KeyMed

Fonte: KeyMed

O botox na testa é adequado para você?

Você pode precisar de botox na testa independentemente da idade, seja nos seus 20 ou 40 anos. A principal indicação do procedimento é o aparecimento de rugas.

Assim como acontece com a maioria dos procedimentos, o botox na testa tem uma lista de contraindicações:

  • Inflamação da pele na área de tratamento
  • Infecções
  • Gravidez ou aleitamento materno
  • Idade inferior a 18 anos
  • Exacerbação de doenças crônicas
  • Alergia à toxina botulínica (extremamente raro)
  • Myasthenia gravis ou síndrome de Lambert-Eaton

O botox na testa tem muitas vantagens em comparação com outros procedimentos antirrugas:

✅ Efeito rápido desde o primeiro procedimento

✅ Efeito duradouro por até 6 meses

✅Preservação dos movimentos de mímica, a menos que você queira obter um rosto semelhante a uma máscara.

✅ Procedimento rápido que leva até 15 minutos

✅ Processo de reabilitação fácil.

Botox na testa: procedimento do tratamento 

Se você está se perguntando como o procedimento é realizado, aqui está uma descrição detalhada. Tenha em mente que, dependendo do local ou da clínica, o conjunto das etapas pode ser diferente.

Se for a sua primeira visita a um cosmetólogo, a consulta principal levará a maior parte do tempo. Você pode discutir com o médico os seguintes tópicos:

  • Injeções anteriores de toxinas botulínicas e áreas de tratamento (se houver).
  • Qualquer medicamento e suplemento dietético que você tome diariamente.
  • Quaisquer procedimentos regulares que você precise realizar (talvez algum tratamento especial).
  • Se você planeja uma cirurgia nos próximos 2-3 meses. A anestesia geral elimina o efeito da toxina botulínica.
  • Se você se recuperou do botulismo ou recebeu uma injeção de vacina contra ele.
  • Zonas de tratamento. Especialistas não recomendam o tratamento de diferentes zonas em seções separadas porque isso pode influenciar negativamente a eficiência de outros procedimentos. Portanto, planeje os tratamentos com antecedência. 

Na maioria dos casos, você receberá a injeção de toxina botulínica na posição reclinada. Os especialistas devem considerar a estrutura muscular e o posicionamento antes de fazer as injeções na testa. O médico irá pedir que você mova o rosto (levante as sobrancelhas, franza a testa, etc.).

O médico marca os locais da injeção com uma caneta e inicia as injeções. O procedimento em si dura até 15 minutos. Para administrar a toxina botulínica, o médico usa uma seringa pequena e estéril com uma agulha fina.

As injeções são dolorosas? Bem, elas são desagradáveis, mas a dor é suportável. Imagine que você recebeu uma picada de mosquito, é bastante parecido. Na maioria dos casos, não há necessidade de aplicar qualquer creme anestésico, porque o procedimento é rápido. Ainda assim, se você tem certeza de que sua tolerância à dor é baixa, pode pedir ao médico para aplicar algum creme anestésico.

A quantidade de toxina botulínica é medida em unidades. Por exemplo, a quantidade média para o tratamento da testa varia de 4 a 20 unidades, enquanto as rugas entre as sobrancelhas requerem de 15 a 25 unidades.

Ocasionalmente, você precisará assistir a um procedimento de acompanhamento. Por exemplo, se o efeito da toxina botulínica for desigual. Neste caso, o médico injetará doses adicionais de toxina botulínica nos locais específicos para resolver o problema.

The recovery period after forehead botox

O período de recuperação após o botox na testa

Uma das vantagens das injeções da toxina botulínica é que não há período de recuperação após o procedimento. Algumas pessoas até marcam um procedimento durante o intervalo do almoço e voltam ao trabalho depois. 

Lembre-se de que você não verá um efeito impressionante imediatamente. Você certamente notará algumas melhorias a partir do primeiro dia. No entanto, leva até 14 dias para obter os resultados finais. 

Após o primeiro tratamento, o resultado vai durar de 3 a 6 meses e vai se desgastar lentamente durante este período, devolvendo a mobilidade aos músculos.

Embora o procedimento não tenha período de recuperação, há algumas regras a seguir para obter resultados melhores e mais duradouros.

Restrição após o procedimento

Você deve evitar beber álcool 24 horas antes e 48 horas após o tratamento. Isto ajudará seu organismo a se recuperar mais rapidamente do procedimento e evitar hematomas. 

Deve-se excluir atividades esportivas intensivas durante o primeiro dia do procedimento. Entretanto, algumas atividades suaves como ioga ou alongamento são bem-vindas. 

Outra restrição é em relação às vitaminas do grupo B. Estes suplementos dietéticos demonstraram diminuir a duração do efeito. 

Além disso, você não deve tocar, massagear e coçar os locais de injeção para evitar infecções. 

Evite todos os procedimentos de aquecimento, como uma sauna ou banho de sol, durante duas semanas após o procedimento. 

O que pode dar errado com o botox na testa?

forehead botox

O botox na testa é um procedimento seguro, com uma lista limitada de efeitos colaterais. 

Logo após o procedimento, você poderá ver pequenas espinhas nos locais de injeção, no entanto, elas desaparecerão durante a hora após o tratamento. 

Nas duas primeiras semanas, você pode notar hematomas, sensações dolorosas e inchaço nos locais das injeções. Outro efeito colateral possível após a aplicação de botox na testa é dor de cabeça ou sintomas semelhantes aos da gripe que desaparecem em alguns dias.

Muito raramente, a toxina botulínica pode se difundir além do local da injeção na testa, causando fraqueza muscular inesperada, alterações na visão e problemas de visão e dificuldade para engolir.

Os efeitos colaterais leves incluem ptose da pálpebra ou sobrancelha elevada. Embora muitas clínicas recomendem esperar alguns meses até que esses efeitos colaterais desapareçam, propomos soluções para eles.

Como corrigir os resultados indesejados do botox?

Não há necessidade de entrar em pânico depois de notar alguma assimetria ou ptose. Na maioria dos casos, a situação é controlável.

Sobrancelha de Spock

É um efeito quando a cauda da sobrancelha é levantada de forma não natural. 

Nossa testa é composta por diferentes grupos musculares: depressores e elevadores. Se os elevadores da metade externa da testa forem subtratados, isso resulta na elevação da sobrancelha.

Este efeito colateral é fácil de tratar. O especialista faz apenas uma injeção acima da curva para relaxar o músculo e nivelar a sobrancelha.

flatten the eyebrow

Pálpebra ou sobrancelha caída

Estes efeitos colaterais não são tão simples de tratar, mas ainda assim, manejáveis. O segredo aqui é fazer o oposto do efeito da toxina botulínica. Isso significa que você precisa estimular ativamente as contrações musculares da testa.

A lista de tratamentos possíveis incluem:

  • Massagem
  • Microcorrentes
  • Lifting facial

2-3 procedimentos realizados no consultório durante algumas semanas devolverão a aparência anterior. No entanto, também é possível tratar a ptose indesejada em casa. Há uma variedade de dispositivos para contorno e elevação facial na internet. Um tratamento consistente diário por 3-4 semanas também fornecerá um resultado perfeito.

Sumário

A injeção de toxina botulínica na testa é o tratamento mais comum para se livrar das rugas nesta área. Com o procedimento, você pode tratar tanto as dobras horizontais quanto as linhas verticais entre as sobrancelhas (conhecidas como “11”). O botox na testa funciona melhor para rugas dinâmicas que se formam como resultado dos movimentos faciais.

O botox na testa é um procedimento seguro que tem efeitos colaterais e contraindicações limitados. Estes últimos incluem gravidez, amamentação, algumas condições neurológicas, inflamação e infecção. Apesar de o procedimento ter alguns efeitos colaterais, eles geralmente são temporários e podem ser corrigidos, se necessário.

O procedimento não tem período de recuperação. Após o tratamento, o paciente precisa seguir algumas restrições para evitar efeitos colaterais potenciais, como hematomas ou ptose.

FAQ

👀 O que esperar do botox na testa?

A injeção de toxina botulínica na testa relaxa o músculo facial. Como os músculos não podem contrair, impede que a pele se dobre. Como resultado, suaviza as rugas estáticas dinâmicas e leves horizontais e verticais na testa.

😊 O que fazer antes do botox na testa?

A única restrição que você deve seguir com antecedência é evitar o álcool por 24 horas antes dos procedimentos. Recomendamos também marcar uma consulta com um médico antes de ir ao procedimento propriamente dito. O botox é geralmente uma etapa final que fixa o resultado alcançado com outros procedimentos como preenchimento, lifting, etc. Com um médico, você desenvolverá um plano de tratamento para satisfazer seus objetivos de beleza.

⏰ Quanto tempo dura o botox na testa?

Os resultados do botox na testa duram de 3 a 6 meses, dependendo das características individuais. O resultado final você verá nos 7-10 dias que seguem o procedimento.

👵 Quando iniciar o botox na testa?

Não existe uma idade definida para o botox na testa. O procedimento tem a principal indicação que é o aparecimento de rugas faciais. Você pode percebê-las na faixa dos 20 ou 40 anos de idade. Se você não tiver certeza se precisa ou não da toxina botulínica, recomendamos marcar uma consulta com um especialista experiente para discutir o possível tratamento.

✨ Por que a testa fica brilhante após o botox?

Isso significa que alguém recebeu uma quantidade excessiva de botox durante o procedimento. Como resultado, a pele ficou completamente lisa e reflete a luz como um espelho.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community