Revisão médica sobre o Botox: Segurança, antes e depois, preparação

julho 21, 2023
botox injection in the area around the eye, demonstration on a woman

Fotos de antes e depois de Botox podem surpreender. Rugas profundas na testa ou ao redor dos olhos suavizam em apenas uma sessão. No entanto, alcançar esses resultados surpreendentes e duradouros do Botox não é tão simples.

As injeções de toxina botulínica são mais do que um simples procedimento estético. É uma cooperação entre médicos profissionais, atitudes dos pacientes e recomendações após o tratamento.

Pedimos à Dra. Tatiana Kobets para compartilhar seus conhecimentos sobre injeções de toxina botulínica. Ela é uma cosmetologista com 20 anos de experiência e proprietária da clínica de cosmetologia “KeyMed”. Durante a entrevista, ela compartilhou suas ideias sobre o procedimento e também contou algumas histórias interessantes de sua prática. Continue lendo para descobrir tudo

Botox ou toxina botulínica é uma neurotoxina que bloqueia a atividade muscular. Quando injetada em grupos musculares específicos do rosto e pescoço, impede a contração. Como resultado, elimina rugas de expressão o que é o botox.

Quando é a hora de começar a receber injeções de Botox?

Não há idade especial para iniciar injeções de toxinas botulínicas. A idade média para as pessoas começarem a receber injeções de botox é entre a metade dos 20 e o final dos 30 anos. Este ponto de partida é muito individual e depende de muitos fatores, como genética, estrutura facial, hábitos, estresse, etc.

A principal indicação do procedimento é:
A formação de linhas visíveis, dobras ou rugas no rosto mesmo em um estado relaxado.

“Acho que não existe tal coisa como injeções preventivas de toxina botulínica. Se você não tem rugas, o procedimento é um desperdício de dinheiro. No entanto, se você perceber rugas no rosto, é hora de marcar uma consulta com um cosmetologista sem adiar. Tenho clientes regulares que fizeram injeções de toxina botulínica por 10-15 anos e têm menos rugas do que pessoas do mesmo grupo etário”

— disse a Dra. Kobets.
A key to a good result

Uma chave para um bom resultado: escolher um especialista profissional 

Este tópico ganhou recentemente grande popularidade, porque dependendo da localização, a lista de especialistas que podem fazer injeções de toxina botulínica é diferente.

Injeções feitas por um especialista não profissional levam a resultados ruins. Isso cria uma percepção negativa do procedimento na sociedade.

Os principais sinais de bons especialistas são:

  • Ensino superior completo em medicina
  • O centro de beleza/estética deve ter uma licença médica
  • Certificados sobre cursos completos do fabricante do medicamento usado
  • Preço. Procedimentos feitos por especialistas experientes que utilizam apenas medicamentos licenciados não podem custar menos do que o preço médio. Se o procedimento for muito barato, isso deve ser um alerta para você.

Além disso, um bom sinal é quando o médico cria um cartão médico para cada paciente. Ele é usado como um lembrete sobre os procedimentos anteriores.

Se você decidir mudar de especialista, você pode solicitar o cartão na clínica, assim outro médico pode entender locais, doses e medicamentos usados. Isso ajudará os especialistas a entender como tratar melhor o rosto.

No centro licenciado, você também pode assinar um acordo informativo em que está ciente do procedimento, suas contraindicações e zonas de tratamento.

A key to a good result

Preparação para as injeções de botox

Felizmente, o procedimento não tem quase nenhuma etapa especial de preparação. A única regra é que você deve evitar beber álcool por 24-48 horas antes do tratamento.

Há também algumas dicas sobre como selecionar um bom período para injeções a fim de evitar efeitos negativos.

Ao ir ao médico, você precisa definir todas as áreas a serem tratadas em uma única sessão. A principal razão para isso é que, com o tempo, os organismos podem desenvolver uma reação imunológica à toxina botulínica. Como resultado, a eficácia do procedimento diminuirá. No entanto, isso não ocorrerá se o tratamento for realizado a cada 3-6 meses, como recomendado.

A boa notícia é que o ciclo menstrual não tem influência sobre os resultados finais das injeções de toxina botulínica. Portanto, você não precisa planejar o procedimento de acordo com o dia exato da menstruação.

A única recomendação aqui é que você evite qualquer tipo de procedimento de injeção durante 1-2 dias da menstruação. O motivo é que há um risco maior de hematomas durante este período. Se você tem medo de hematoma, a Dra. Kobets recomenda agendar uma sessão a partir do 5-7 dias do ciclo, porque nesse momento o organismo tem maior potencial de regeneração.

Você também deve se sentir bem antes de assistir ao procedimento. É melhor cancelar a consulta se você:

  • Sentir-se mal (sem febre, porém com dor de garganta, tosse e espirros)
  • Ter exacerbação de doenças crônicas
  • Ter um processo inflamatório no local do tratamento

Às vezes, quando as rugas são muito profundas, o médico pode recomendar suavizar a pele com outros procedimentos como pilings e depois aplicar botox para fixar os resultados. 

Lembre-se!
Você deve evitar todos os procedimentos de cosmetologia intensiva na zona de tratamento após a toxina botulínica. Especialistas recomendam a aplicação de botox em cima de outros procedimentos de lifting e anti-envelhecimento. Caso contrário, isso reduzirá a duração do efeito. Consulte os especialistas e planeje os procedimentos com antecedência!

“Na maioria dos casos, eu não recomendo as injeções de toxina botulínica para o meu paciente como o primeiro procedimento. A única exceção são as consultas online, no entanto, eu também prescrevo cosméticos especiais para criar cuidados abrangentes com a pele em casa”

— disse a Dra. Kobets.
Botox injections procedure

Procedimento de injeções de Botox

Antes disso, você discutirá com o especialista algumas questões. Você deve estar preparado para responder ou informar o médico sobre as seguintes questões:

  • Injeções anteriores de toxinas botulínicas e áreas de tratamento (se houver).
  • Vitaminas ou microelementos que você toma diariamente. “Por exemplo, o magnésio e altas doses de complexo de vitamina B reduzem os períodos de ação da toxina botulínica” — comenta a Dra. Kobets.
  • Você deve falar sobre qualquer medicação que tome diariamente ou sobre procedimentos regulares especiais.
  • Cirurgia planejada para o futuro próximo (2-3 meses). A anestesia geral impede a ação do botox. 
  • Se você se recuperou do botulismo ou recebeu uma injeção de vacina contra ele.
  • Se você tem algum ferimento no local do tratamento.

“Uma vez eu ia injetar botox na testa do paciente. De repente, ele disse que tinha tido uma lesão ali. Eu levei em conta a atrofia muscular neste local. Caso contrário, ele acabaria com uma queda da sobrancelha.“

— comentou a Dra. Kobets.

Injeções de toxina botulínica podem causar um pouco de desconforto. Antes do tratamento, é diluído com uma solução de cloreto de sódio a 0,9%. Essa solução é absolutamente segura e causa uma pequena sensação de picada ao ser injetada.

A zona mais dolorosa para o botox é ao redor da boca porque seu contorno é muito sensível. “A maioria dos pacientes tem medo de que as áreas próximas aos olhos sejam dolorosas. De modo algum. As áreas ao redor da boca e entre as sobrancelhas são mais delicadas” — disse a Dra. Kobets.

O tempo de injeção leva cerca de 5-15 minutos, dependendo da zona. O número de injeções também varia:

  • Linhas de expressão entre as sobrancelhas — 3-5 injeções
  • Testa — 2-12 injeções
  • Pés de galinha — 1-6 injeções
Há muitos mitos sobre as injeções de toxinas botulínicas. Verifique a seção especial sobre as ideias equivocadas sobre o Botox.

Resultados antes e depois do Botox

Esteja preparado(a) para que a toxina botulínica comece a fazer efeito dentro de 7 a 10 dias após o tratamento, enquanto as rugas podem desaparecer em 2-3 semanas. Planeje o procedimento antecipadamente para eventos importantes.

“Notei que o tempo para a toxina botulínica fazer efeito varia. Mesmo quando aplico as mesmas doses na mesma área e no mesmo paciente. Às vezes, são 2 dias, outras vezes são 12 dias. Eu o atribuo a alguns eletrólitos contidos nas células ou às mudanças rápidas no clima, quando muitas pessoas podem sofrer de dores de cabeça.”

⁠— comenta a Dra. Kobets.

Há também algumas recomendações para obter resultados duradouros. A principal recomendação é evitar exercícios intensivos por 24-48 horas e procedimentos térmicos como uma sauna por uma semana após o procedimento

Botox before and after results
Botox before and after results
Botox before and after results
Botox before and after results

Efeitos colaterais após o procedimento

Na maioria dos casos, os efeitos colaterais são limitados a:

  • Hematoma, inchaço ou dor no local da injeção.
  • Pouca mudança na expressão facial. Na primeira vez, você pode sentir que o rosto parece congelado ou ter algumas sensações desconfortáveis ao expressar emoções.
  • Dor de cabeça de curto prazo que se resolve após alguns dias.

Um efeito colateral grave, como assimetria, queda da pálpebra ou sobrancelha ou inchaço da pálpebra, está relacionado à execução incorreta do procedimento. Outra razão é que a pessoa tinha predisposição a esse efeito colateral. Você deve discutir isso individualmente com um médico. 

“Quando as pessoas chegam ao procedimento, elas têm muito medo de obter assimetria. Eu as entendo porque fotos de rostos após procedimentos mal realizados são assustadoras. No entanto, eu venho injetando toxina botulínica há 18 anos e posso dizer que esses efeitos são raros se uma pessoa receber tratamento de um especialista profissional que possa realizar o procedimento de acordo com as características anatômicas.”

— disse a Dra. Kobets.

Como corrigir maus resultados do botox?

How to fix bad botox results?

Os efeitos do Botox são difíceis de remover, no entanto, é possível. Se o paciente não estiver satisfeito com os resultados ou obtiver resultados assimétricos, é possível remover esses efeitos mais rapidamente. Existem alguns métodos:

  • A massagem aumentará o sangue da área
  • Microcorrentes
  • Lifting facial

A chave para reduzir o efeito botox é a consistência. Por exemplo, os procedimentos listados acima são recomendados para realizar várias vezes por semana durante 2-3 semanas seguidas para ver melhorias. 

Você também pode tentar comer altas doses de vitaminas do grupo B, pois está comprovado que reduz a duração dos efeitos da toxina botulínica. 

“Na minha clínica, eu tive um caso em que a mãe do meu paciente recebeu injeções de outro especialista. Quando ela veio me ver depois, eu vi que havia duas pálpebras caídas com os olhos quase fechados. A situação foi ainda mais difícil porque ela iria para o mar em duas semanas. Eu a injetei com medicação especial e também recomendei o uso diário de um dispositivo de lifting de radiofrequência em casa. Em apenas três semanas, ela me enviou uma foto feliz com os olhos abertos.”

— apontou a Dra. Kobets.

Sumário

O Botox é um tratamento eficaz e muito popular para remover e prevenir rugas de expressão no rosto. Não há uma idade específica para começar as injeções de botox, a principal indicação é a formação de linhas de expressão no rosto.

As injeções de toxina botulínica são seguras e não requerem preparação. No entanto, é preciso prestar muita atenção ao processo de escolha do especialista. Deve ser uma pessoa com alta formação médica e cursos profissionais completos para injeções de toxina botulínica do fabricante.

Os efeitos colaterais após o procedimento se limitam a hematomas nos locais das injeções. Às vezes, ocorrem efeitos colaterais como ptose da pálpebra. É possível corrigi-lo com procedimentos que estimulam o fluxo sanguíneo e a atividade muscular, como microcorrentes ou massagem.

FAQ

⌛ Quanto tempo o Botox costuma durar?

A duração média do efeito é entre 3 e 6 meses. Após esse tempo, há um período de cerca de 1,5-3 meses quando os músculos não estão tão ativos como antes e isso evita a formação de rugas.

😢 As injeções de botox são dolorosas?

É mais desconfortável do que doloroso. A maioria dos pacientes descreve as injeções como picadas de mosquito, portanto não há necessidade de aplicar anestésicos para a maioria das áreas faciais. A zona ao redor da boca é a mais sensível, então aqui o médico pode propor a aplicação do gel anestésico local.

😊 When can I see results after botox injections?

It takes up to 10 days to see the effect of the botox. The maximum effect in wrinkles reduction is achieved in the 2-3 weeks after the treatment.

😟 Quando posso ver resultados após as injeções de botox?

Leva até 10 dias para ver o efeito do botox. O efeito máximo na redução das rugas é alcançado nas 2-3 semanas após o tratamento.

😏 Como corrigir as sobrancelhas de Spock após a aplicação de Botox?

A sobrancelha de Spock é uma situação comum com botox na testa quando a cauda da sobrancelha é levantada de forma não natural. Este momento é muito fácil de corrigir injetando um pouco de toxina botulínica acima do vinco.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community