Blefaroplastia Inferior: Tudo Sobre Rejuvenescimento Facial

outubro 11, 2023
lower blepharoplasty

Infelizmente, nenhum de nós está ficando mais jovem. E, à medida que envelhecemos, fica cada vez mais difícil para o nosso corpo, inclusive para a nossa pele, manter a forma que tínhamos antes. A blefaroplastia inferior é uma maneira eficaz de lidar com “olhos inchados”, “bolsas nas pálpebras” e várias condições médicas. Mas antes de marcar uma consulta com um cirurgião, é crucial explorar os aspectos fundamentais desse procedimento médico.

Neste artigo, você aprenderá sobre a blefaroplastia inferior em termos simples, obterá todas as informações necessárias para decidir se a cirurgia é necessária, verá os resultados dessas operações e descobrirá informações valiosas que um renomado cirurgião plástico compartilhou em uma entrevista. Você terá as respostas para as perguntas mais comuns e essenciais: “a blefaroplastia inferior deixa cicatrizes”, “quanto custa” e muitas outras. Fique ligado se você estiver interessado!

O que é uma blefaroplastia inferior?

A primeira pergunta que você pode ter é: “Como é possível melhorar a minha aparência com uma operação cirúrgica?” A blefaroplastia é uma cirurgia facial que remove o excesso de pele e gordura das pálpebras superiores ou inferiores, fazendo com que a sua pele pareça mais suave e seu rosto mais jovem. Há três tipos de blefaroplastia: blefaroplastia inferior, superior e de pálpebra dupla.

What is a Lower Blepharoplasty?

A blefaroplastia inferior é um pouco mais complicada do que a blefaroplastia superior, mas ainda é uma cirurgia com invasão mínima. A tarefa do cirurgião inclui identificar a condição física exclusiva de cada paciente e escolher a técnica cirúrgica adequada (falaremos sobre a abordagem moderna da blefaroplastia inferior um pouco mais adiante). Mas, em primeiro lugar, como saber se você precisa da opinião de um cirurgião?

💯
Se quiser explorar as opções cirúrgicas para as pálpebras superiores, visite nossos artigos relacionados: blefaroplastia superior e blefaroplastia de pálpebra dupla.

Como saber se você precisa de cirurgia?

Antes de ir ao consultório médico, você precisa considerar vários aspectos, inclusive as suas preocupações com a saúde, as mudanças na aparência que deseja obter e as alternativas à cirurgia. Antes de prosseguirmos com os requisitos médicos e cosméticos, vamos discutir rapidamente o tratamento tópico alternativo – a colocação de um preenchimento para suavizar a pele do rosto.

Em muitos casos, a injeção de um preenchimento pode ser uma solução adequada; no entanto, sua desvantagem mais significativa é que esse aumento geralmente não é permanente, portanto, você precisará revisitar o procedimento após algum tempo (geralmente de 6 a 12 meses). Em geral, trata-se de uma solução cosmética, portanto, não ajuda em condições médicas. Esse tipo de melhoria do contorno do rosto geralmente envolve um material chamado ácido hialurônico, e o Dr. Alejandro Avila tem grande experiência nessa área. Agora, vamos dar uma olhada nas situações em que a cirurgia de blefaroplastia inferior pode funcionar.

How to Know Whether You Need Surgery?

Requisitos médicos para a cirurgia

A ocorrência de qualquer tipo de sintoma desagradável na área da pálpebra inferior é um bom motivo para entrar em contato com um médico especialista. Junto com o envelhecimento, ocorre o enfraquecimento da pele e dos músculos que impedem que a gordura se projete para fora e mantenha a pálpebra em sua posição normal. Uma pálpebra pode virar para dentro (o médico pode chamá-la de entrópio) ou para fora (ectrópio).

As condições das pálpebras inferiores sempre causam sintomas desagradáveis, incluindo irritação, lacrimejamento, ressecamento, perda da visão periférica ou dor. A boa notícia é que a blefaroplastia inferior pode corrigir esses problemas e, em muitos casos, pode até ser coberta pelo plano de saúde.

Benefícios cosméticos da operação

Por outro lado, muitos pacientes estão preocupados com sua aparência geral. Os chamados “olhos inchados” podem afetar negativamente sua confiança e fazer com que você pareça cansado ou triste. A blefaroplastia pode ajudá-lo com todos esses problemas. A definição de uma blefaroplastia cosmética bem-sucedida depende do consenso que o paciente e o médico tentam alcançar. Às vezes, uma pessoa pode ter uma aparência muito diferente após a operação, e isso nem sempre é bom. Nas palavras do Dr. Avila, uma cirurgia bem-sucedida é:

“Para mim, o resultado natural significa que o paciente pode se reconhecer como uma pessoa mais jovem após a cirurgia. Eu garanto esse resultado analisando cada detalhe facial antes da operação.”

Blefaroplastia inferior: antes e depois

E agora, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de como a blefaroplastia inferior pode transformar a aparência das pessoas. Também explicaremos qual foi o processo de pensamento por trás de cada operação.

lower-blepharoplasty

Esta paciente foi submetida a uma blefaroplastia transconjuntival com remoção de gordura. A foto abaixo foi tirada apenas uma semana após a operação. Um resultado tão eficaz é possível para pacientes que têm um tom de pálpebra consistente e um excesso mínimo de pele.

lower-blepharoplasty

Nesse caso, a paciente decidiu fazer uma blefaroplastia (foto do meio) e depois adicionar um laser para remover as rugas (foto inferior).

lower-blepharoplasty

Este é um caso complicado em que a paciente tinha bastante excesso de pele. No entanto, uma versão mais complexa da blefaroplastia inferior aberta ainda deu conta do recado.

lower-blepharoplasty

E aqui está um caso de blefaroplastia transconjuntival inferior e superior com cantopexia e pitch de pele.

😮
Você provavelmente está se perguntando quantas cirurgias plásticas as celebridades fazem. Bem, sabemos com certeza que muitas pessoas famosas fazem blefaroplastia. Leia este artigo para saber quem já fez!

Mitigando os riscos: cicatrizes, sangramento e outros

A blefaroplastia ganhou popularidade nos anos 80 e 90 e, desde então, as técnicas utilizadas pelos médicos se tornaram mais avançadas. Atualmente, a blefaroplastia inferior não apresenta muitos riscos – é considerada um procedimento minimamente invasivo, seguro e transformador. A pergunta mais frequente que os pacientes fazem é: “A blefaroplastia inferior deixa cicatrizes?” A blefaroplastia moderna usa uma técnica chamada blefaroplastia transconjuntival[1] o que significa que a pequena cicatriz que você recebe fica escondida sob a pálpebra e, portanto, invisível.

Mitigating Risks

As outras complicações incluem sangramento intenso (atenuado pela preparação adequada), risco de infecção (extremamente raro e atenuado por antibióticos) e necessidade de nova cirurgia (também rara, mas pode ocorrer em pacientes com condições médicas muito complicadas). Há também uma condição chamada “olho seco” e, para evitá-la, o cirurgião deve realizar uma avaliação pré-operatória da qualidade e escolher a técnica adequada[2].

Em geral, os riscos da blefaroplastia inferior são baixos, mas é fundamental seguir as recomendações médicas. Algumas delas serão abordadas agora!

Informações médicas que você deve conhecer

O Dr. Avila nos forneceu vários insights valiosos que estamos felizes em compartilhar com você. Nesta seção, discutiremos os detalhes mais importantes sobre a preparação para a cirurgia de blefaroplastia inferior e o que fazer e o que não fazer nos cuidados pós-operatórios.

Como se preparar para uma cirurgia de blefaroplastia inferior

O período pré-operatório é vital para o sucesso da cirurgia, e há várias etapas cruciais que você precisa seguir antes de ser operado. O médico as enfatizará para você, mas o conhecimento prévio o ajudará a moldar as suas expectativas e a fazer perguntas mais esclarecedoras ao cirurgião.

How to Prepare for a Lower Blepharoplasty Surgery

💊 Siga as restrições médicas 

Há certos medicamentos que devem ser evitados por pelo menos duas semanas antes da operação. Os mais conhecidos da lista são a aspirina, o ibuprofeno e os suplementos de ervas. Esses medicamentos incluem substâncias que causam aumento do sangramento, o que complica a cirurgia e leva a hematomas muito mais significativos após a operação.

👨‍⚕️ Siga os procedimentos de avaliação

É essencial realizar todas as avaliações médicas necessárias. O médico avaliará minuciosamente seu histórico médico e o encaminhará ao laboratório de exames. Muitas vezes, o paciente é solicitado a fazer exames de sangue e ECG

🚬 Pare de fumar

O fumo pode ter um impacto negativo grave na capacidade de cura do corpo, portanto, é altamente recomendável parar de fumar várias semanas antes da operação de blefaroplastia inferior. Quando perguntado sobre as precauções que um paciente deve tomar, o Dr. Alejandro Avila diz:

Fumar é um grande não. É melhor parar de fumar 4 ou até 6 semanas antes da operação e não voltar a fumar pelo menos 4 semanas depois. Isso ocorre porque o fumo é um grande fator de risco para problemas de cicatrização de feridas. E quando você tem um problema de cicatrização da ferida, você também pode ter uma infecção.”

🤨 Evite práticas não científicas questionáveis

Um exemplo dessa prática é beber grandes quantidades de suco de abacaxi para reduzir o inchaço após a operação – uma tendência que se tornou popular no TikTok e no Reddit. O Dr. Avila duvida dessa ideia: “Exagerar nos sucos de frutas e vegetais é outra forma de intensificar o sangramento durante a cirurgia, por isso eu não aconselho.” 

Pesquisadores de outras áreas médicas também destacam que os extratos de abacaxi são conhecidos por diminuir a coagulabilidade. do sangue[3]. A questão é: nunca hesite em buscar a orientação de um especialista e sempre verifique a credibilidade das suas fontes!

lower blepharoplasty

Quais são os cuidados posteriores adequados?

😴 Tire um tempo para descansar e se recuperar

O inchaço não desaparecerá em um ou dois dias, portanto, é aconselhável tirar uma folga do trabalho até que o desconforto diminua. Na maioria dos casos, os pacientes precisam de cerca de uma semana para poder voltar ao trabalho e de três meses para se recuperar completamente.

❄️ Aplique compressas frias conforme prescrito

Essa é a parte mais essencial do seu processo de cuidados pós-operatórios. Há várias maneiras ligeiramente diferentes de resfriar a pálpebra, mas o ponto é que você precisa ser capaz de aplicar o resfriamento várias vezes por dia em segmentos de 20 minutos.

🌙 Use uma posição adequada para dormir e uma máscara de dormir

É importante evitar pressionar as pálpebras durante a fase inicial dos cuidados pós-operatórios. Você deve dormir em uma posição ligeiramente elevada (cerca de 30 graus) e usar uma máscara de dormir para evitar rasgar os pontos e pressionar as pálpebras.

Quanto custa a blefaroplastia inferior?

Finalmente, chegamos à pergunta “quanto custa”. Obviamente, o preço da blefaroplastia inferior depende da sua localização, mas tentaremos fornecer uma estimativa e explicar o detalhamento dos custos. A blefaroplastia inferior é mais cara do que a blefaroplastia superior porque requer muito mais tempo e precisão. Nas palavras do Dr. Avila:

“A pálpebra inferior não perdoa. Você precisa ser muito preciso na operação e também precisa ter experiência para poder fazer a indicação correta para esse tipo de procedimento.”

O preço da cirurgia de blefaroplastia inferior geralmente é superior a $2.000 (R$10.000) e inclui taxas de consulta, sala, equipamentos, trabalho da equipe de cirurgiões e consultas pós-operatórias. Lembre-se de que, se você estiver fazendo uma blefaroplastia inferior médica, o custo poderá ser coberto pelo seguro.

lower blepharoplasty

Resumo

A decisão de fazer uma cirurgia geralmente é tomada com cautela e nervosismo, e com razão. Entretanto, a blefaroplastia inferior pertence a uma categoria de procedimentos menos invasivos e arriscados. Um cirurgião experiente pode ajudá-lo com várias condições das pálpebras, além de aumentar sua confiança, pois sem “olhos inchados” você parecerá uma década mais jovem.

Entrevistamos um cirurgião plástico certificado, o Dr. Alejandro Avila, de Munique, Alemanha, e ele gentilmente concordou em compartilhar alguns de seus conhecimentos. Abordamos os benefícios, riscos e imagens de antes e depois da blefaroplastia inferior para ajudá-lo a tomar uma decisão informada. Além disso, agora você sabe de onde vêm os preços da blefaroplastia inferior.

Esperamos que este artigo tenha lhe trazido conhecimentos valiosos sobre a cirurgia de blefaroplastia inferior e o tenha ajudado a encontrar as respostas que estava procurando!

FAQ

💸 Quanto Custa a Blefaroplastia?

O preço da blefaroplastia inferior é maior do que o da blefaroplastia superior porque é um pouco mais complicada e demorada. O custo geralmente é superior a $2.000 (R$10.000) e depende da sua localização e das suas características faciais individuais.

⌛ Quantos Anos Dura a Blefaroplastia?

Ao contrário dos aumentos de volume facial ou da blefaroplastia superior, os efeitos da blefaroplastia inferior geralmente são duradouros. No entanto, em casos raros, talvez você ainda precise fazer uma correção no futuro.

👀 Qual é a Aparência Do Olho Após a Blefaroplastia?

Após a operação de blefaroplastia inferior, a pálpebra ficará inchada por uma ou duas semanas. Após esse período, o inchaço diminuirá e cicatrizará completamente em aproximadamente 3 meses. O objetivo da cirurgia é fazer com que você pareça mais jovem.

🛌 Quantos Dias Devo Ficar Em Repouso Após a Blefaroplastia? ?

Você deve esperar ficar afastado do trabalho por cerca de uma semana após a blefaroplastia inferior para que o inchaço se torne menos significativo. Durante esse período, você precisa seguir as orientações do médico, que incluem compressas frias frequentes, antibióticos e medicação para a dor.

🧐 O Que Pode Substituir a Blefaroplastia?

Se estiver procurando por uma blefaroplastia inferior cosmética, você também pode considerar a injeção de um preenchimento de ácido hialurônico. A desvantagem desse método é que ele é apenas uma solução temporária, e você precisará visitar um médico novamente depois de algum tempo.

Bibliografia:

  • [1] Patel, B. C., Volner, K., & Malhotra, R. (2019). Transconjunctival blepharoplasty.
  • [2] Zhang, S. Y., Yan, Y., & Fu, Y. (2020). Cosmetic blepharoplasty and dry eye disease: a review of the incidence, clinical manifestations, mechanisms and prevention. International journal of ophthalmology, 13(3), 488.
  • [3] Kaur, H., Corscadden, K., Lott, C., Elbatarny, H. S., & Othman, M. (2016). Bromelain has paradoxical effects on blood coagulability: a study using thromboelastography. Blood coagulation & fibrinolysis: an international journal in haemostasis and thrombosis, 27(7), 745–752.
  • Before and after photos taken from: Wolfson Eye Institute. 2021, (January 19). Lower Blepharoplasty. [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=4YSOS_MHii0 

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community