Blefaroplastia de pálpebra dupla: prós, contras, fotos e mais

outubro 16, 2023
double eyelid blepharoplasty

A blefaroplastia de pálpebra dupla é um dos pedidos de cirurgia estética mais populares no mundo. O procedimento, que parece simples, tem um rico histórico, e as implicações sociais da mudança de aparência frequentemente provocam debates acalorados. Nosso objetivo é ajudá-lo a conhecer os meandros da blefaroplastia de pálpebra dupla e entender se essa cirurgia é adequada para você.

Começaremos esclarecendo o que são pálpebras simples e duplas e, em seguida, exploraremos os prós, os contras e os tipos de cirurgia de pálpebras. Além disso, entramos em contato com o Dr. Alejandro Avila, um cirurgião plástico certificado que atua em Munique, Alemanha, para fornecer a você informações valiosas sobre a operação, desde riscos e equívocos populares até procedimentos de cuidados pós- operatórios e considerações de custo. A blefaroplastia de pálpebra dupla pode ser uma maneira de iluminar seu visual, portanto, fique com a gente se quiser saber mais!

O que é blefaroplastia de pálpebra dupla?

A blefaroplastia de pálpebra dupla, também conhecida como blefaroplastia asiática, é um procedimento cirúrgico realizado para criar um vinco visível na pálpebra superior para pacientes que não o têm naturalmente. A primeira observação importante que faremos é que a cirurgia de pálpebra dupla não é o mesmo que blefaroplastia superior e nem blefaroplastia superior e inferior realizadas juntas.

Ao contrário de outros tipos de blefaroplastia, é uma cirurgia predominantemente estética, embora possa ser combinada com outros procedimentos médicos, como a operação de ptose. Para entender as mudanças estéticas que a cirurgia de pálpebra dupla causa, vamos comparar as pálpebras simples e duplas.

Um pouco sobre a anatomia: pálpebras simples e duplas

Então, o que queremos dizer quando escrevemos sobre as diferenças entre pálpebras simples e duplas? A pálpebra superior pode ter vários formatos, mas uma das suas características mais notáveis é a presença de um vinco ou dobra visível. Se a dobra for praticamente invisível, ela é chamada de pálpebra única ou monolúcida. E se houver uma dobra distinta, ela é chamada de pálpebra dupla.

A diferença é a anatomia – indivíduos com pálpebras simples têm um músculo responsável pela elevação da pálpebra posicionado um pouco mais abaixo do que pessoas com pálpebras duplas. As pálpebras com vincos distintos são tradicionalmente vistas como uma característica da aparência ocidental. Você pode ver o contraste na imagem abaixo.

blepharoplasty

A foto na parte superior mostra uma pálpebra dupla, enquanto a foto na parte inferior é uma pálpebra monolúcida – nenhum vinco é visível. Mas por que muitas pessoas optam por fazer uma cirurgia para mudar a aparência da pálpebra?

Por que as pessoas optam pela cirurgia das pálpebras?

A blefaroplastia de pálpebra dupla tem uma longa história, já que a primeira operação registrada foi realizada no Japão em 1896[1]. Esse período foi o início da ocidentalização japonesa, quando os padrões de beleza locais começaram a evoluir sob a influência estrangeira. Alguns dos benefícios percebidos da blefaroplastia de pálpebra dupla permaneceram praticamente os mesmos desde aquela época.

Benefícios

  • Melhoria estética

O principal motivo pelo qual as pessoas optam pela cirurgia de pálpebra dupla é o aprimoramento estético. É claro que a escolha entre pálpebras simples e duplas é muito subjetiva, mas a popularidade dessas operações sugere que um grande número de pessoas acha as pálpebras duplas mais atraentes. 

  • Aparência menos cansada e mais alerta

Às vezes, os pacientes sentem que as pálpebras únicas fazem com que eles pareçam cansados. Nesse caso, a blefaroplastia de pálpebra dupla pode fazer com que os olhos pareçam mais abertos e expressivos. Essa melhora também servirá como um estímulo à confiança, o que terá um impacto positivo em muitos aspectos da vida cotidiana.

  • Correção após uma cirurgia médica

Embora a cirurgia de pálpebra dupla geralmente não seja considerada um procedimento médico, ela pode complementar outras cirurgias médicas para restaurar a confiança dos pacientes em sua aparência após uma operação médica. A blefaroplastia de pálpebra dupla pode ajudar a lidar com problemas estéticos causados por assimetrias nas pálpebras. Um exemplo disso é a realização da cirurgia de pálpebra dupla após a cirurgia de ptose para garantir o resultado estético adequado do tratamento.

blepharoplasty
💯
Se você sofre com problemas médicos na pálpebra superior, confira nosso artigo sobre blefaroplastia superior. Ao contrário da cirurgia de pálpebra dupla, a blefaroplastia superior é frequentemente usada para fins médicos e é extremamente eficaz.

Desvantagens

  • Considerações culturais e éticas

Há um debate contínuo sobre a adequação ética da cirurgia. Muitos argumentam que a realização de tal operação perpetua padrões de beleza subjetivos e muitas vezes irrealistas. É também por isso que alguns cirurgiões não se sentem à vontade para realizar procedimentos semelhantes. O Dr. Alejandro Avila expressou sua opinião sobre essa questão:

“Eu sempre preferi operar um paciente para melhorar sua beleza natural, não para redefinir sua raça ou criar uma aparência nova e irreconhecível”.

  • Riscos cirúrgicos

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, a blefaroplastia de pálpebra dupla traz vários riscos inerentes, inclusive infecções, sangramento ou hematomas. Analisaremos esses riscos mais detalhadamente na seção de percepções de especialistas. Deve-se destacar, entretanto, que em comparação com outras operações, a blefaroplastia moderna é um procedimento de baixo risco e pouco invasivo.

  • Risco de não obter o resultado desejado

Ter expectativas irreais pode causar muita decepção após a operação. Uma parte do trabalho do cirurgião é analisar as características faciais e ajudar o paciente a visualizar o resultado. Subestimar a importância dessa etapa pode criar a necessidade de uma cirurgia de correção adicional, o que, obviamente, não é o ideal.

blepharoplasty

Técnicas de blefaroplastia de pálpebra dupla em detalhes

Antes de discutirmos os riscos e os equívocos populares, vamos explorar as técnicas cirúrgicas que um médico pode usar para iluminar sua aparência. Em geral, as abordagens da cirurgia de pálpebras podem ser divididas em duas categorias: incisional e não incisional.

  • A abordagem incisional significa que o médico fará uma incisão externa para remover o excesso de pele e gordura e realocar os tecidos subjacentes[2]. Esse procedimento é um pouco mais invasivo e arriscado, no entanto, o cirurgião tem muito mais liberdade para personalizar o vinco da pálpebra – é possível ajustar a altura, o formato e a profundidade. Os resultados obtidos com essa abordagem também duram muito mais tempo (geralmente, são permanentes). A cicatrização após a cirurgia incisional leva mais tempo, e o paciente deve considerar a duração do período de recuperação. Alguns podem precisar voltar às condições de trabalho mais rapidamente, e a técnica não incisional pode ser a melhor opção para esses casos. 
  • Uma abordagem não incisional usa suturas médicas para ajustar o vinco da pálpebra. Ela tem várias vantagens em comparação com a técnica incisional, inclusive o aspecto mais atraente: a ausência de cicatriz. Os períodos de operação e recuperação também são mais curtos, o que é uma grande vantagem. Mas, como desvantagem, esse tipo de cirurgia tem uma taxa de falha um pouco maior – o material de sutura é muito menos confiável e é mais difícil para o cirurgião criar dobras simétricas. É possível revisar essa cirurgia, mas isso consumirá mais tempo e dinheiro.

É essencial expressar as suas preferências e preocupações ao médico, pois isso o ajudará a escolher a abordagem mais adequada e a personalizar o processo de tratamento. E agora, vamos explorar os insights que coletamos na entrevista com o Dr. Alejandro Avila.

blepharoplasty

Insights de especialistas: riscos, mitos e discriminação de custos

Riscos cirúrgicos

Embora a operação de pálpebra dupla seja considerada segura, toda cirurgia tem vários riscos inerentes.

🩸 Sangramento intenso

O sangramento intenso pode criar complicações significativas em qualquer cirurgia de pálpebra. Para reduzir esse risco, o médico avaliará seu histórico médico e ajustará a abordagem cirúrgica às suas necessidades. Nas palavras do Dr. Avila:

Quando você danifica o tecido, haverá sangramento e causará inchaço e descoloração da pele. Um pequeno hematoma fica azul, depois verde, depois amarelo e depois desaparece. Normalmente, não é um grande problema, mas é necessária uma nova cirurgia de urgência se o hematoma ficar muito grande e você não conseguir mais abrir o olho.”

🥲 Sintomas de olho seco

Em alguns casos, a blefaroplastia pode piorar ou causar uma condição médica chamada “olho seco”. Isso significa que a cirurgia afetou negativamente a capacidade do olho de produzir lágrimas. Essa condição pode causar muito desconforto e afetar a visão. Normalmente, esses sintomas desaparecem por conta própria durante a recuperação, mas se persistirem, o cirurgião talvez precise intervir. 

😔 Pálpebra caída

O cirurgião deve ser muito preciso na sua abordagem para evitar danos a elementos sensíveis, como o músculo elevador. Se esse músculo não puder desempenhar sua função, fica mais difícil abrir o olho e causa o aparecimento de pálpebras caídas (também conhecido como ptose).

blepharoplasty

Equívocos populares

🙃 Aparência padronizada

Na verdade, a cirurgia é altamente personalizável, e a altura, a forma e a profundidade do vinco podem ser ajustadas para se adequar às características faciais e preferências estéticas exclusivas de cada paciente.

👀 Uma tentativa de ocidentalizar a aparência

Embora a ocidentalização tenha desempenhado um papel muito importante no desenvolvimento da blefaroplastia asiática, ela não é o único motivo pelo qual as pessoas optam pela cirurgia de pálpebras. Muitas pessoas consideram que uma única pálpebra é menos expressiva, fazendo com que pareçam cansadas. Outros motivos incluem lidar com a assimetria das pálpebras ou a necessidade de melhorar os resultados de uma cirurgia médica.

👫 É uma cirurgia somente para mulheres

A cirurgia é, de fato, mais prevalente entre as mulheres[3], mas isso não significa que os homens não possam fazer uma blefaroplastia de pálpebra dupla. Os pacientes do sexo masculino enfrentam os mesmos problemas causados pelo excesso de pele ou gordura, além de terem preferências estéticas semelhantes. Você pode encontrar alguns exemplos famosos em uma seção sobre celebridades.

Considerações sobre preços

É importante entender que essas operações são seguras porque os cirurgiões recebem treinamento de alta qualidade. A cirurgia de pálpebras em si não é simples e exige muita precisão e preparação. O custo final dependerá da sua localização e das suas necessidades pessoais, mas você deve esperar um valor acima de US$ 4.000 (R$20.000).

blepharoplasty

Como se preparar para a operação e se recuperar dela

O período pré-operatório e os cuidados pós-operatórios não diferem significativamente dos procedimentos de blefaroplastia superior ou inferior. Os cirurgiões podem ter diferenças mínimas em seus protocolos, mas os requisitos básicos são consistentes.

Antes de fazer a cirurgia de pálpebra dupla, o paciente precisa fazer uma avaliação médica completa. O médico orientará o paciente em todas as avaliações, e você nunca deve hesitar em fazer perguntas como “Por que preciso fazer essa avaliação?” Também é importante interromper o uso de medicamentos como aspirina ou ibuprofeno, pois eles podem intensificar o sangramento.

Outro ponto que o Dr. Avila enfatiza muito é o fumo. “Fumar é um grande não. É melhor parar de fumar 4 ou até 6 semanas antes da operação e não voltar a fumar pelo menos 4 semanas depois. Isso ocorre porque o fumo é um grande fator de risco para problemas de cicatrização de feridas. E quando você tem um problema de cicatrização da ferida, você também pode ter uma infecção”, diz o especialista.

O procedimento de cuidados pós-operatórios da blefaroplastia de pálpebra dupla consiste em três aspectos essenciais: resfriamento consistente, uso de antibióticos (para reduzir o risco de infecção) e repouso adequado. O período de recuperação da cirurgia de pálpebra dupla é mais curto do que o da blefaroplastia inferior, mas você ainda deve esperar pelo menos 5 dias de folga do trabalho. Durante essa fase inicial, o paciente deve aplicar uma compressa fria a cada 20 minutos e dormir em uma posição elevada (cerca de 30 graus).

Celebridades que realizaram a cirurgia de pálpebra dupla

Por fim, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de celebridades que realizaram a cirurgia de pálpebra dupla.

Jackie Chan

Jackie Chan

Jackie Chan, a lenda absoluta dos filmes de artes marciais, é um dos exemplos mais conhecidos de cirurgia de pálpebra dupla realmente bem-sucedida. Aos 22 anos, ele fez uma operação sutil nas pálpebras que lhe deu um olhar mais nítido (como você pode ver na foto à direita).

Kryz Ui

Kryz Ui

Uma blogueira e influenciadora popular das Filipinas passou por duas cirurgias plásticas. Ela não se sentia confiante em sua aparência com seu monólito natural e decidiu fazer uma blefaroplastia de pálpebra dupla. A primeira cirurgia não foi muito bem (foto superior), mas depois da segunda, corretiva, ela está absolutamente ótima. Ela compartilhou sua história em seu blog no YouTube.

Uee

Uee

Uma cantora sul-coreana e ex-integrante da banda “After School” teve sua aparência radicalmente alterada graças a uma cirurgia de pálpebra dupla.

V de BTS

V of BTS

Este é um bônus, porque Kim Tae-hyung não fez cirurgia nas pálpebras. A assimetria das suas pálpebras superiores lhe dá uma aparência verdadeiramente única e impressionante. Não é de se admirar que seus fãs não queiram que ele faça uma cirurgia!

💅
Aqui nos concentramos apenas na cirurgia de pálpebra dupla, portanto, se quiser ver mais exemplos bem-sucedidos de blefaroplastia, consulte nosso artigo com uma extensa seção sobre antes e depois.

Summary

A blefaroplastia de pálpebra dupla é uma cirurgia que pode ter um impacto muito significativo na sua aparência. Conhecer os detalhes importantes e, às vezes, não óbvios que reunimos neste artigo pode ajudá-lo a descobrir se você é um bom candidato para a operação.

A primeira coisa que discutimos é o que são as pálpebras duplas e por que tantas pessoas querem tê-las. Entender as abordagens cirúrgicas usadas pelos médicos ajuda você a avaliar melhor os riscos dessas operações. Também abordamos os insights de um renomado cirurgião plástico, o Dr. Alejandro Avila, sobre equívocos populares e considerações de custo. E, por fim, você viu os resultados da blefaroplastia de pálpebra dupla na seção sobre as celebridades que fizeram a cirurgia de pálpebra.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e o tenha ajudado a tomar uma decisão informada sobre se você deve optar por essa cirurgia!

FAQ

💰 Quanto custa a cirurgia das pálpebras?

O preço geralmente fica acima de US$ 4.000 (R$20.000). A blefaroplastia de pálpebra dupla exige muita precisão, por isso o custo é bastante alto. O orçamento que você receberá de um médico dependerá da sua localização e da sua situação pessoal específica.

🎲 Qual é o risco da cirurgia de pálpebras?

A cirurgia de pálpebra dupla é considerada bastante segura. Entretanto, ainda existem alguns riscos que incluem sangramento intenso, olho seco e pálpebras caídas. Felizmente, é possível mitigá-los por meio de uma avaliação adequada antes da cirurgia.

😴 Quantos dias de repouso após a cirurgia de pálpebras?

Você deve se ausentar do trabalho por pelo menos cinco dias, pois precisará de muito tempo para aplicar constantemente um produto de resfriamento na pálpebra e evitar atividades físicas intensas para garantir um tratamento pós-operatório eficaz.

👀 Como fica o olho após a cirurgia de pálpebras?

Inicialmente, o olho estará inchado e machucado, mas gradualmente a aparência se normalizará. Coletamos vários exemplos da melhora na aparência de pessoas famosas que fizeram essa cirurgia.

Referências

  • [1] Fakhro, A., Yim, H. W., Kim, Y. K., & Nguyen, A. H. (2015, August). The evolution of looks and expectations of Asian eyelid and eye appearance. In Seminars in plastic surgery (Vol. 29, No. 03, pp. 135-144). Thieme Medical Publishers.
  • [2] Nguyen, M. Q., Hsu, P. W., & Dinh, T. A. (2009, August). Asian blepharoplasty. In Seminars in plastic surgery (Vol. 23, No. 03, pp. 185-197). © Thieme Medical Publishers.
  • [3] Chen W. P. D. (2019). Techniques, Principles and Benchmarks in Asian Blepharoplasty. Plastic and reconstructive surgery. Global open, 7(5), e2271.

Compartilhe este artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Você pode gostar

Breast Augmentation

Mamoplastia de aumento: custo, tipos de implantes e processo

Descubra os prós e contras da mamoplastia de aumento, do custo à recuperação. Leia uma entrevista com um cirurgião profissional.

Is Mammoplasty Worth It: Comprehensive Guide From an Expert

A mamoplastia vale a pena: guia abrangente de um especialista

Aprenda os fundamentos da cirurgia de mamoplastia. Entramos em contato com um especialista para discutir os procedimentos, os riscos e o preço da cirurgia.

Abdominoplasty Recovery

Médico explica sobre a recuperação da abdominoplastia

Consultamos o cirurgião para determinar as expectativas com relação à recuperação da abdominoplastia, desde a cicatrização até os problemas com as fezes.

Junte-se antecipadamente à comunidade Bellezie!

Faça parte da comunidade e receba ofertas especiais:

Join Bellezie community early on!

Subscribe to get special offers and become part of the community